Palestra: ​Criptografia aplicada: de algoritmos a bibliotecas

Sala:

Dia da semana:

3:45pm - 4:35pm

Apresentação em Português

Independente de qual seja sua linguagem de programação ou plataforma favorita é fato que a criptografia está presente em toda parte. E claro, sua ausência ou mau uso pode trazer resultados catastróficos.

Na maioria das vezes não temos tempo pra ficar discutindo qual é o melhor algoritmo de criptografia – se seria usar SHA-512, RSA ou ECC, AES-128 ou AES-256; o melhor tamanhos de chaves e número de iterações, ou o que o NIST diz. Afinal somos programadores e não criptoanalistas, certo? Errado! Desenvolvedores têm responsabilidade sobre a segurança e sobre a decisão de quais bibliotecas e algoritmos de criptografia adotar. E uma simples linha de código mal-planejada ou a escolha de parâmetros incorretos pode introduzir novas vulnerabilidades.

Nesta palestra iremos explorar através de código, alguns dos algoritmos mais populares de uso no dia a dia disponíveis, quando e como aplicar hashes, message authentication codes (MAC), block ciphers, stream ciphers, uso de chaves públicas e assinaturas digitais. Também veremos erros comuns durante a fase de desenvolvimento, as principais bibliotecas de criptografia disponíveis e em quais contextos aplicar cada uma.

Tracks 2017

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira