Palestra: Medição de audiência com IoT, Bluetooth low energy e web semântica

Sala:

Dia da semana:

3:45pm - 4:35pm

Apresentação em Português

Estamos cada vez ‘nos anunciando’ através de nossos dispositivos. Wearables, smartphones e trackers emitem pacotes Bluetooth Low Energy (BLE) que podem conter desde o id do fabricante a dados de acelerômetro e URLs. E a relevância dessas informações e as oportunidades tendem a aumentar, na medida em que grandes empresas incluem seus produtos na Semantic Web, e usuários obtêm benefícios ao compartilhar seu perfil com o espaço físico sendo visitado.

Nesta palestra, vamos mostrar a experiência da reelyActive em desenvolver uma solução que faz uso de pacotes BLE para medir, em tempo real, a audiência em espaços físicos, de modo similar ao que já é feito em websites e e-commerce -- mas fazendo uso de dados colhidos ao vivo. Vamos apresentar como foi utilizado hardware personalizado, ferramentas open source e tecnologias incluindo Physical Web, Eddystone, WebSockets e JSON-LD.

Veremos também alternativas e desafios para medir audiência levando em conta a privacidade, além do uso eficaz da Web Semântica para que e preferências do usuário e dados demográficos sejam também considerados. Ao longo da palestra, mostraremos, de maneira prática, como montar um experimento usando bibliotecas open source.

Tracks

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira