Palestra: MicroProfile: uma nova forma de desenvolver aplicações corporativas na era dos microservices

Sala:

Dia da semana:

2:40pm - 3:30pm

Apresentação em Português

A plataforma Java EE já é usada para criar microsserviços, porém o grande número de recursos da plataforma (mesmo usando o Web Profile) pode gerar consumo de memória e tempo de inicialização bem maiores que o necessário. Este é um cenário incompatível com a agilidade e o uso controlado de recursos que se espera de aplicações baseadas em microsserviços. Por isso, fornecedores importantes do mundo Java como IBM, Red Hat e Tomitribe uniram-se a grandes comunidades (SouJava, LJC) para criar a tecnologia MicroProfile.

Um dos principais objetivos do MicroProfile é fornecer um ambiente de inovação com entregas rápidas de versões e profiles menores adaptados ao atual cenário de cloud computing e microsserviços. Em sua primeira versão, foi criado um perfil que possui ferramentas para serviços RESTful, injeção de dependências e processamento de JSON.

O MicroProfile foi um dos temas mais discutidos no último JavaOne e representa um passo importante para a evolução das aplicações Java empresariais. Nesta palestra você saberá, através de um dos colaboradores do projeto, o estado atual da tecnologia, como utilizá-la e o roadmap da iniciativa.

Tracks 2017

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira