Palestra: restQL: orquestração de microservices com REST na Americanas.com

Sala:

Dia da semana:

12:10pm - 1:00pm

Apresentação em Português

Para diminuir a complexidade individual dos domínios de negócio em sistemas da Americanas.com, migramos nossa arquitetura para microsserviços. Com isso, foi repassada a complexidade da integração dos domínios aos clientes, que começaram a fazer chamadas a diversos microsserviços recém-criados. O encadeamento de chamadas também gerou problemas de desempenho, principalmente para clientes móveis, pois a soma das latências impactava diretamente na experiência do usuário.

Para resolver esses problemas, criamos um orquestrador de serviços, o restQL, capaz de agregar, paralelizar e filtrar consultas a diversos microservices. Através do restQL, as aplicações clientes expressam, com uma linguagem de consultas, os recursos e campos a serem obtidos e como esses recursos se relacionam, sem a necessidade de nenhuma implementação do lado do servidor.

O restQL foi implementado em Clojure e CSP e foi publicado como open source. Nesta palestra vamos, apresentar essa experiência, discutindo aprendizados e desafios ao lidar com orquestração de microservices em grande escala.

Tracks

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira