Palestra: Serviços que medem serviços: telemetria de microservices em produção

Sala:

Dia da semana:

5:05pm - 5:55pm

Apresentação em Português

Monitorar um ecossistema de microservices pode ser complexo, principalmente quando o monitoramento é baseado em arquivos de log tradicionais. Uma alternativa bem mais eficaz, na nossa experiência, foi criar microservices que publicam eventos de telemetria – e que são especialmente desenhados para isso.

Nesta palestra vamos mostrar como definimos e implementamos a telemetria de microservices na Resultados Digitais (300 funcionários, milhares de clientes online, 200 milhões de emails enviados e bilhões de eventos gerados por mês). Veremos como os eventos de telemetria diferem de simples mensagens de log e como, a partir desses eventos, extraímos métricas de desempenho, detectamos instabilidades e identificamos a degradação de serviços.

Mostraremos como as estratégia e a arquitetura adotadas facilitaram muito o entendimento da árvore de chamadas entre microservices, além de ajudar a correlacionar erros entre os múltiplos serviços em produção. Também mostraremos como essa experiência pode ser útil em vários outros cenários de uso de microservices.

Tracks

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira