Palestra: Lean Innovation, usando Lean Startup em projetos reais: visão das trincheiras..




Resumo

Após quatro ciclos de aprendizado, Waterfall, Rup(2004) e Scrum (2007), a adoção de custdev + BMG além de Métodos ágeis (2011) alterou a forma como os produtos de SW são feitos pelos times da Concrete. Isso valeu tanto para projetos, quanto nas startups do fundo moonlight. Tivemos que alterar a forma como que os projetos são contratados, abordados e principalmente, o papel do PO. Foram encontrados desafios específicos relacionados a aplicação de Lean Startup em Startups de terceiros, em corporações e uma terceira linha que é a aplicação em empresas do portfolio do Moonlight. Alguns dos antipatterns de desenvolvimento de produtos digitais mais comuns relacionados a práticas, scrum, priorização e gestão de orçamento já mostraram melhoras mensuráveis e startups do primeiro batch do moonlight já estão chegando a 'product market fit'.



Track: Startups: Aprenda com quem deu certo


Horário: 16:40, Domingo.



Ir para Startups: Aprenda com quem deu certo | Ir para Tracks | Agenda

Fernando de la Riva


Engenheiro de computação pela PUC-RJ, com MBA em Columbia GSB e na London Business School, pós-graduado em Gestão Empresarial pela COPPEAD.
Empreendedor serial fundou cinco empresas de tecnologia nos últimos 13 anos. É Sócio-fundador da Concrete Solutions, onde ocupa o cargo de diretor executivo.
Foi sócio-fundador da Atness Computing Services, consultor, gerente de projetos e COO da Teknoland do Brasil (empresa do Grupo GE & Telefônica). Como consultor de processos da K2 Achievements com foco em centrais de atendimento e serviços na área de Telecom, participou em projetos de reestruturação, revisão e sistematização de processos.
Começou a carreira como especialista de produto e gerente comercial da NCD e da IBM (Risc 6000), através da Solvo.

Fernando-de-la-riva
Bookmark and Share