Tutoriais: 23 e 24 de março
Conferência: de 25 a 27 de março

Track: Cloud Computing Depois do Hype

Sala:

Dia da semana:

O Cloud computing chegou para ficar, e agora a questão evoluiu do "se" adotar para o "quando" adotar. Este track se aprofunda em técnicas, ferramentas e experências para a escolha entre as muitas opções de plataformas de nuvem, e técnicas para a implantação de projetos, produtos e APIs que tiram proveito do poder do cloud – indo além das palavras bonitas e o hype dos fornecedores para trazer o que realmente funciona (ou não) no ambiente de nuvem.

10:50am - 11:40am

Por Fabiano Franz
Sr Software Eng. na Red Hat e Committer do OpenShift e Kubernetes

Rodar containers do Docker Hub? Feito. Executar a aplicação em um container Docker? Feito. Replicar um ambiente de desenvolvimento? Feito. Mas e agora?

Visando dar o próximo passo na adoção de tecnologias de containers, vamos explorar qual o ferramental complementar necessário para tornar um runtime Docker numa real solução para suas necessidades de aplicação – sejam elas relacionadas a escalabilidade e orquestração de parques de múltiplos containers; build automatizado de código-...

11:55am - 12:45pm

Por Marcus Barcelos
Arquiteto de soluções na BlueSoft

Por Andre Midea
Engenheiro de DevOps na BlueSoft

Novos modos de resolver problemas foram possibilitados com o cloud computing – mas também surgiram novos problemas a serem resolvidos. Com cada vez mais serviços disponíveis para facilitar o desenvolvimento de uma aplicação, cabe a nós planejar nossa arquitetura para aproveitar todos os benefícios da nuvem.

Nessa palestra iremos abordar nossa experiência em criar e evoluir a arquitetura de um ERP SaaS. O projeto faz uso intensivo de vários serviços da AWS:

  • Processamento...
2:15pm - 3:05pm

Por Marcus Vinicius Soares
Chief Architect na UOLHost

A virtualização de servidores tem sido aplicada em larga escala na indústria e é creditada pelo sucesso dos ambientes de Cloud de hoje. As empresas têm aproveitado os benefícios da virtualização: consolidação de servidores, redução de custos, aumento do uptime, migração de máquinas virtuais, ambientes de teste/lab, plano simplificado de recuperação de desastres, e redução no consumo de energia /espaço/resfriamento.

Apesar desses benefícios, ainda existem desafios: tempo de...

3:35pm - 4:25pm

Por Victor Canô
CTO e Founder do Cazamba

As plataformas de Cloud Computing e NoSQL possibilitam desenvolver sistemas que podem ser facilmente escalados – mas alguns componentes arquiteturais podem ir na direção contrária limitando a escalabilidade do sistema. Escalar bancos de dados relacionais e administrar um grande número de instâncias com configurações diferentes pode trazer dificuldades e aumentar custos para atender à demanda crescente de dados e processamento.

Uma solução é desenvolver sistemas sem um ponto único de...

4:40pm - 5:30pm

Por Tom Petreca
Engenheiro de Soluções na Rackspace EUA

A Rackspace é uma grande empresa de hospedagem e de serviços na nuvem, com mais de 200 mil clientes em 120 países, e um conjunto de serviços que vai de servidores dedicados na nuvem pública até serviços de Big Data e DevOps. São mais de 100 mil servidores na nuvem e datacenters em 4 continentes.

Nesta palestra iremos explorar algumas de nossas arquiteturas como nosso Public Cloud que é baseado em OpenStack. Também vamos discutir os desafios de escalabilidade e manutenção para manter...

6:00pm - 6:50pm

Por Julio Faerman
Developer Advocate na AWS

Apesar de a computação em nuvem ter permeado toda a indústria de TI, as estratégias de adoção desses serviços computacionais são diferentes em cada organização. As restrições de segurança, escalabilidade e gestão de cada ambiente resultam em implementações diversas, cada uma com seus benefícios e desafios.

Este painel reúne os palestrantes e especialistas presentes no QCon São Paulo para uma troca aberta de estratégias, experiências e opiniões sobre Cloud Computing – e abre para...

Host: Julio Faerman Developer Advocate na AWS

Tracks

Covering innovative topics

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira