Tutoriais: 23 e 24 de março
Conferência: de 25 a 27 de março

Track: Desenvolvimento Poliglota: Funcionais, Dinâmicas e além

Sala:

Dia da semana:

Unindo forças de linguagens funcionais, dinâmicas e híbridas

10:50am - 11:40am

Por Rodrigo Vidal
Engenheiro Sênior na VTEX e MVP em F#

Nessa palestra, serão mostradas técnicas de um programa "line of business" utilizando programação funcional com F# – e como isso pode levar o seu sistema a ser mais domain-driven, ter código mais simples e menos bugs.

Será mostrada a razão de utilizarmos F# na VTEX, uma empresa de plataforma de nuvem para comércio eletrônico. Veremos ainda como linguagens funcionais tornam o software mais robusto e exploraremos imutabilidade, composição de funções, monads e monads transformers, além...

11:55am - 12:45pm

Por Luciano Ramalho
Autor de Fluent Python e professor em Python.pro.br

Nesses tempos de NoSQL, abstrações ricas e dinâmicas para manipular dados são uma necessidade comum, e não apenas para autores de frameworks. Python possui um sólido e bem documentado modelo de metaobjetos – os objetos que representam a própria estrutura do programa, tais como funções, classes, iteradores etc. Por exemplo, classes e propriedades podem ser criadas, inspecionados e configuradas em tempo de execução.

Nesta palestra mostraremos a APIs nativas para atributos dinâmicos,...

2:15pm - 3:05pm

Por Andre Baceti
Cofundador da Murabei Data Science

O R é uma linguagem para análise de dados e criação de modelos estatísticos que vem ganhando espaço nas empresas. Seu uso destaca-se dos concorrentes proprietários pela maior disponibilidade de pacotes com modelos estatísticos diferentes, e funcionalidades para visualização e tratamento de dados, além de ter comunidade mais extensa e ativa. Também há facilidade de integração com outras tecnologias e linguagens open source (Python, C, PostgreSQL etc.), e os códigos dos pacotes podem ser...

3:35pm - 4:25pm

Por Fabio Galuppo
Cientista da Computação e 10 vezes MVP de Visual C++

Você considera C++ uma linguagem prolixa, difícil de aprender, talvez antiquada? Então ainda não conhece suas versões mais recentes. Se você precisa de desempenho máximo, controle do hardware, concorrência fina e alocação otimizada de recursos, então C++ é uma ótima opção. O C++ está hoje mais fácil de aprender e assusta menos — e é multiparadigma, dando suporte inclusive a técnicas funcionais sofisticadas.

Nessa palestra, serão apresentadas na prática técnicas do C++ moderno,...

4:40pm - 5:30pm

Por Guilherme Silveira
Sócio-Diretor da Caelum

"Se der pau, restarta" – programador Windows em 1990. "Se der pau, dá F5" – programador web em 2010. Aplicação crashear na web, "tudo bem”: o usuário dá refresh. Aplicação crashear em mobile? Sem chance, você perde o usuário. O que o Swift, a nova linguagem da Apple, faz para diminuir os erros do desenvolvedor? (Ou o desenvolvedor não erra?)

Veremos erros tradicionais de desenvolvedores para "dispositivos e momentos" mobile – desde o backend até o frontend. E como Swift tenta atacar...

6:00pm - 6:50pm

Por Paulo Siqueira
Veterano de Scala e Java e Desenvolvedor na TecSinapse

A linguagem Scala tem um sistema de tipos muito poderoso e entender como esse sistema funciona nos ajuda a desenhar APIs muito mais elegantes e fáceis de manter.

Nessa palestra, começando com declaração de variáveis e a inferência de tipos, vamos entender como o sistema de tipos da linguagem Scala funciona. Passado o básico, que muitas vezes achamos "óbvio", vamos ver o funcionamento de conversões implícitas, tipos parametrizados, limites de tipos – tudo de forma pragmática.

...

Host: Elemar Jr Arquiteto, Desenvolvedor e MVP

Tracks

Covering innovative topics

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira