Track: Ecossistema JVM/Java: Modernizando o Mainstream

Sala:

Dia da semana:

Há mais de 10 milhões de desenvolvedores Java no mundo. E esses desenvolvedores estão vendo nos últimos anos um fluxo de inovações constante, talvez sem precedentes desde sua criação da linguagem por James Gosling. A plataforma de desenvolvimento de continua moderna e se renovando, seguindo tendências e proporcionando cada vez mais suporte a dezenas de outras linguagens.

11:05am - 11:55am

Por Rodrigo Cândido
Arquiteto Java na Integritas e Líder do GUJavaSC

Os microservices tornaram-se o tema mais quente na arquitetura de software, e muito se pode dizer sobre os seus benefícios. Mas é importante compreender que ao começar a decompor o monolito entramos no reino de sistemas distribuídos. Precisamos lidar com cenários de transparência de localização, recuperação de falhas, escalabilidade, autonomia, facilidade de atualização e outros aspectos. Por outro lado, quando tratamos toda essa complexidade, conseguimos definir aplicações que rodam “...

12:10pm - 1:00pm

Por Eder Ignatowicz
Drools Committer e Senior Software Engineer na Red Hat

O Java 8 trouxe funcionalidades como expressões lambda, method references e um conjunto de novas APIs, incluindo Streams, Optionals e CompletableFutures. É fascinante começar um novo projeto Java e usar estas funcionalidades – mas no mundo real você provavelmente vai ter de conviver com uma base de código legada – e refatorá-la para obter os benefícios das novas features.

Nesta palestra vamos mostrar como refatorar seu código Java fazendo uso da programação funcional, design patterns...

2:40pm - 3:30pm

Por Martin Thompson
High Performance & Low Latency Specialist, Co-founder of LMAX

Concurrent programming with locks is hard. Concurrent programming without using locks can be really hard. Concurrent programming with relaxed memory ordering and predictable latency semantics is said to be only for wizards. This talk focuses on a decade-long quest to discover algorithms that provide very high throughput while keeping latency low and predictable. Additionally, they need to provide real-time telemetry on how a system is performing via non-blocking operations.

We will...

3:55pm - 4:45pm

Por David Blevins
CEO of Tomitribe, cofounder of OpenEJB & Geronimo

Java EE 7 holds two critical gems many developers never employ: CDI Scopes and Java EE Connectors. Do you have any code storing objects in hashmaps? You can kill that code with custom scopes. Need to interact with a system that doesn’t speak HTTP? Stop writing endless wrapping endpoints and just support that protocol natively with Java EE Connectors. We’ll explore both in detail through concrete and runnable code examples that will have you ready to code.

​We'll also explore the role...

5:00pm - 5:50pm

Por Alexandre Porcelli
Principal Software Engineer by Red Hat

Os microservices são um dos assuntos mais discutidos hoje, e são claras as vantagens relacionadas à sua adoção. Mas também é comum a percepção de um trade-off entre essas vantagens e o esforço envolvido na separação de um 'monolito' existente.

​Nesta palestra, será demonstrado como o modelo de programação do CDI (Contexts and Dependency Injection) do Java EE é um elemento fundamental no desacoplamento de monolitos na plataforma Java, tornando possível separá-los em microservices '...

6:15pm - 7:05pm

Por Ubiratan Soares
Mobile Engineer e GDE para Android

Desenvolvido pelo time do Netflix, o RxJava traz elementos de programação funcional e reativa para o ecossistema da JVM. As "extensões reativas" com RxJava implementam uma maneira funcional de lidar com fluxos de eventos assíncronos em aplicações, permitindo que sejam compostos, combinados, transformados, filtrados e mesmo direcionados para execução concorrente – com máximo grau de controle. Tudo isso é feito através de uma API unificada e elegante, que leva a um estilo de programação mais...

Host: Fabiane Nardon Chief Scientist na TailTarget e Java Champion

Tracks

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira