Track: Containers e DevOps: entregando software na era da nuvem

Sala:

Dia da semana:

Com técnicas e ferramentas de automação, as equipes de desenvolvimento entregam novas versões de software continuamente, reduzindo drasticamente o tempo entre implantações. Mas isso só é possível com mudanças de cultura e melhor integração entre as áreas de operações e desenvolvimento – levando ao DevOps. Essa track é voltada à entrega eficiente de projetos de software desde a sua concepção – eliminando as barreiras entre as áreas de desenvolvimento e operações.

11:05am - 11:55am

Por Ray Tsang
Open Source Developer & Dev Advocate at Google

Kubernetes, the open source, container orchestration and cluster management tool draws on lessons learned from a near-decade of using containers at Google. It handles deployment and provisioning of application architecture, and handles a number of critical failure scenarios gracefully – from a crashed process to a failure of cluster nodes.

In this hands-on talk, we will develop, run and test a Java application locally, and deploy it into a cluster of machines with Kubernetes and...

12:10pm - 1:00pm

Por Flavio Santos
Líder Técnico do time da plataforma de dados na LINX+Neemu+Chaordic

Por Vitor Avancini
Desenvolvedor em Big Data na LINX+Neemu+Chaordic

As plataformas de containers surgiram para resolver o problema de isolamento de ambientes, mas trazem consigo novos desafios. Em ambientes corporativos, com centenas de sistemas, é fundamental que haja uma forma de gerenciar os múltiplos containers e clusters. Uma solução surge com o uso do Apache Mesos: a combinação entre Marathon e Mesos transforma um conjunto de máquinas de um cluster num único grande "supercomputador" capaz de executar containers Docker.

Nessa palestra, iremos...

2:40pm - 3:30pm

Por Eduardo Ximenes
Gerente de TI no iFood

O iFood enfrenta desafios de suportar uma "Black Friday" por dia e ao mesmo tempo manter estratégias para evolução rápida, dadas as perspectivas de crescimento intenso no curto prazo. Nessa palestra vamos mostrar como conciliamos um ambiente de colaboração DevOps com segurança, desempenho e disponibilidade, de forma que o time de TI continue suportando as demandas do negócio.

Vamos discutir sucessos e dificuldades enfrentadas pelos times do iFood em infraestrutura, stack de tecnologia...

3:45pm - 4:35pm

Por Ricardo Pchevuzinske Katz
Gerente de infraestrutura de serviços em nuvem no SERPRO

Nessa palestra vamos mostrar, com base na experiência em projetos de larga escala no SERPRO, como trabalhamos com arquitetura de containers para produzir e implantar serviços (e o que aprendemos com isso). Discutiremos a justificativa da escolha do CoreOS como SO e características que o tornaram especialmente eficaz no nosso ambiente – entre elas sua arquitetura imutável e política de atualização de menor impacto em produção.

Abordaremos também mecanismos de segurança do Kubernetes...

5:05pm - 5:55pm

Por Marcelo Flores Manrique
Engenheiro de Software na OLX

Ainda é comum encontrar sistemas legados fortemente acoplados que escalam somente verticalmente, gerando aumento crescente de custos e necessidades de hardware cada vez mais poderoso. Na OLX não foi diferente: precisamos lidar com uma importante aplicação legada cuja arquitetura era um grande monolito.

O passo inicial foi buscar o desacoplamento; depois veio o desafio de escalar o volume de processamento da aplicação horizontalmente. Na OLX a quantidade de anúncios recebidos pode...

Host: Lu Araujo Software Engineer e Mobile Developer no IBGE

Tracks

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira