Track: Desenvolvimento front-end no estado da arte

Sala:

Dia da semana:

A internet é onipresente em centenas de tipos de dispositivos. O JavaScript e o HTML5 estão fortes como nunca e presentes em cada vez mais áreas. Para atender e superar as expectativas dos usuários e manter desenvolvedores produtivos e atuais, é preciso tirar proveito das maiores plataformas e frameworks da web moderna, além de investir na experiência do usuários, temas que são explorados nessa track.

11:05am - 11:55am

Por Loiane Groner
Sr full-stack developer no Citibank e autora internacional

A segunda grande versão do Angular foi totalmente reescrita, mantendo alguns conceitos da versão 1, mas também trazendo um conjunto extenso de features e melhorias, com destaque ao suporte à programação funcional e reativa.

Nessa palestra vamos explorar a programação reativa no AngularJS 2, usado bibliotecas como a RxJS, que traz paradigma reativo e funcional com streams, possibilitando arquiteturas mais escaláveis, com características como imutabilidade dos dados. Além disso, veremos...

12:10pm - 1:00pm

Por Andres Galante
UX designer na Red Hat Mobile

Com base em um case real, esta palestra explora técnicas e lições aprendidas durante o processo de desenvolvimento e arquitetura front-end de um projeto open source larga escala usando Web Components e Bootstrap 4. Serão abordadas especificações do Shadow DOM v1, técnicas de modernas de CSS, princípios do Atomic Design e como criar CSS guidelines sólidas – com muito live-coding.

Mostraremos como a modularidade no CSS é fundamental para a qualidade. Você verá como estruturar uma grande...

2:40pm - 3:30pm

Por Lance Ball
Node.js Core Committer of & Senior Developer at Red Hat

For many developers, making the switch to microservices can be a big change. There are new architectures and patterns to consider, DevOps challenges, and the cloud. And, of course, your business does not run on toy applications. You want speed and reliability with minimal hassle.

This talk will cover patterns and practices for writing and deploying microservices in Node.js. Among other topics, we’ll take a deep dive into the circuit breaker pattern and explore how you can use the...

3:45pm - 4:35pm

Por Fabiano Meneghetti
UX Designer na Resultados Digitais

Por Lívia Amorim
Designer de Produto na Resultados Digitais

O crescimento acelerado da Resultados Digitais teve impacto direto na experiência do usuário do nosso principal produto, o RD Station. Hoje são 12 times trabalhando no produto, com estimativa de chegar a 20 até o final de 2017. A presença de tantos times independentes e especializados criaram um caos de inconsistência na interface e nas interações do nosso software.

Buscando resolver esses problemas, realizamos ações para garantir a escalabilidade do trabalho de User Experience, na...

5:05pm - 5:55pm

Por Sergio Lopes
Líder Técnico da Caelum

Tradicionalmente quando consideramos a performance de sites e aplicações web, pensamos logo no tempo de carregamento. Isso é essencial, claro, mas performance não para aí. Em um mundo de WebApps cada vez mais complexas, precisamos pensar em desempenho de execução, renderização, animação, interação e mais.

Nessa palestra, vamos deixar o load de lado e ver alguns cenários de performance depois que sua página já foi carregada. Sua página carregou, mas em quanto tempo ela fica usável?...

6:10pm - 7:00pm

Por Guilherme Garnier
Engenheiro de software na Globo.com

Ao projetar a nova plataforma de vídeos ao vivo no SporTV Play durante as Olimpíadas de 2016, com foco em maior desempenho e resiliência, construímos uma nova interface web com React e outras técnicas modernas de desenvolvimento front-end.

Nesta palestra, será apresentada essa experiência e analisadas as principais técnicas adotadas, dificuldades e soluções encontradas no caminho, incluindo:

  • gerenciamento de estado com MobX (e por que não Redux)
  • arquitetura do...
Host: Eder Ignatowicz Drools Committer e Senior Software Engineer na Red Hat

Tracks

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira