Track: IoT, mobile e computação onipresente

Sala:

Dia da semana:

O número de dispositivos e sensores cresce exponencialmente; as fronteiras entre hardware e software ficam cada vez mais tênues. A internet das coisas, aliada à computação em nuvem, está mudando a forma como desenvolvemos aplicações empresariais e mobile. Conheça plataformas e arquiteturas que permitem fazer o melhor uso das oportunidades trazidas pelo IoT – e o que você pode fazer para estar à frente da curva de adoção.

11:05am - 11:55am

Por Vidal Junior
Desenvolvedor IoT e Diretor de Tec. da Associação Brasileira de Internet das Coisas

Em IoT surge um desafio para os desenvolvedores: criar equipamentos que possam enviar dados a longas distâncias e ainda assim consumir o mínimo de energia. Como os equipamentos devem ser portáteis e às vezes instalados em áreas remotas, costuma ser inviável a alimentação via rede elétrica ou com baterias de curta duração.

Uma solução são as redes WAN de baixa potência ou LPWANs, que usam as faixas de frequência ISM, entre 902 928 MHz. Mas há um problema: essa faixa, embora seja dita...

12:10pm - 1:00pm

Por Christiano Milfont
Engenheiro de Software na Greenmile e maluco por JavaScript há 10 anos

Por Wagner Horta
Desenvolvedor Web/Mobile na Greenmile

Na Greenmile, empresa com softwares no setor logístico, fizemos uso nos últimos dez anos de uma gama de soluções mobile – desde o antigo Java ME a soluções híbridas modernas. Partimos do nativo, passamos ao híbrido, enfrentamos dezenas de mudanças e gerações em frameworks JavaScript, e hoje integramos com diversas tecnologias nativas.

Na nossa arquitetura, precisamos atender a solicitações de milhões de coordenadas e eventos de telemetria no cliente, e é necessário garantir a...

2:40pm - 3:30pm

Por Ubiratan Soares
Engenheiro de Software no Magazine Luiza

As arquiteturas reativas dominam o desenvolvimento de aplicações móveis modernas. Aplicações mobile demandam processamento eficiente para além da tela, em operações como acesso a APIs, acesso a rede e comunicação com banco de dados locais – que devem ocorrer de forma concorrente e assíncrona. Estes são aspectos abstraídos de forma elegante e eficaz pela arquiteturas reativas.

Nessa palestra serão discutidas abordagens para criação de aplicações mobile usando técnicas Reactive, com...

3:45pm - 4:35pm

Por Juan Pinazo
Desenvolvedor IoT e CIO da reelyActive

Estamos cada vez ‘nos anunciando’ através de nossos dispositivos. Wearables, smartphones e trackers emitem pacotes Bluetooth Low Energy (BLE) que podem conter desde o id do fabricante a dados de acelerômetro e URLs. E a relevância dessas informações e as oportunidades tendem a aumentar, na medida em que grandes empresas incluem seus produtos na Semantic Web, e usuários obtêm benefícios ao compartilhar seu perfil com o espaço físico sendo visitado.

Nesta palestra, vamos mostrar a...

5:05pm - 5:55pm

Por Caio César de Melo e Silva
Especialista full-stack em IoT e Pesquisador na UnB

Com o crescimento da utilização máquinas e dispositivos permanentemente online, cresce a demanda de monitorar e controlar continuamente o consumo energético. Técnicas inteligentes de monitoramento permitem, por exemplo, identificar pontos de consumo anômalos na rede elétrica e prever a necessidade de manutenções.

Nesta palestra será apresentado como elaboramos um sistema IoT de gerenciamento e inferência de dados de sensores em instalações elétricas, e como temos lidado com os...

6:10pm - 7:00pm

Por Matheus Marques
Embedded Developer na Agrosmart e especialista em robótica

A mecanização da agricultura modificou intensamente o processo de produção nas fazendas. Agora este mercado passa pela revolução da Agricultura Digital, com a utilização de IoT para coleta de dados meteorológicos e de solo nas fazendas. A análise e o processamento desses dados possibilita a compreensão em tempo real das necessidades de cada cultivo, auxiliando tomada de decisões, aumento de produtividade e redução de custos.

Nesta palestra será apresentado como a Agrosmart tem...

Host: Jorge Maia Especialista em IoT, Desenvolvedor e Fundador da CrazyTechLabs.

Tracks

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira