Track: Microservices e arquiteturas API-first

Sala:

Dia da semana:

Construir sistemas distribuídos, modulares e integrados através de APIs e na escala da global é o santo graal dos gigantes da internet e de suas equipes de desenvolvimento. Aprenda com experiências de especialistas que criam APIs no dia a dia e saiba como adotar as melhores práticas na criação de sistemas escaláveis utilizando arquiteturas baseadas em microservices e novos frameworks, bem como os prós e contras dessa abordagem ao construir e evoluir APIs.

11:05am - 11:55am

Por Marcelo Uemura
Gerente de Engenharia na Resultados Digitais

Monitorar um ecossistema de microservices pode ser complexo, principalmente quando o monitoramento é baseado em arquivos de log tradicionais. Uma alternativa bem mais eficaz, na nossa experiência, foi criar microservices que publicam eventos de telemetria – e que são especialmente desenhados para isso.

Nesta palestra vamos mostrar como definimos e implementamos a telemetria de microservices na Resultados Digitais (300 funcionários, milhares de clientes online, 200 milhões de emails...

12:10pm - 1:00pm

Por Alexandre Queiroz
Engenheiro Sênior na Geofusion

Em arquiteturas baseadas em microservices, com seus múltiplos pontos de integração, a preocupação com segurança é crucial. É necessário proteger muito bem cada uma das fronteiras para não ser pegos de surpresa. Nesta palestra, apresentaremos como é mantida a segurança geral e a autorização de serviços na Geofusion – em que são utilizados microservices e Spring Security para a proteção de endpoints, além de autenticação via Single Sign-On.

Será abordado o desenvolvimento de uma...

2:40pm - 3:30pm

Por Edson Yanaga
Diretor de Experiência do De​senvolvedor​ ​na Red Hat, Java Champion e Microsoft MVP

Nas arquiteturas de microservices, com suas múltiplas partes distribuídas e interconectadas, não podemos permitir que o downtime gerado por um único componente derrube o sistema inteiro. Isso é especialmente delicado em sistemas usando bancos legados, originados de arquiteturas monolíticas. No legado um modelo dominante é o baseado em transações, consistência forte e CRUD. E para garantir integridade e consistência sem gerar downtime, é necessário rever esses conceitos.

Nesta palestra...

3:45pm - 4:35pm

Por Clement Escoffier
Core Developer of Vert.x & Principal Software Engineer at Red Hat

Vert.x is a popular open source toolkit to create Reactive distributed and polyglot applications on the JVM. It’s flexible and can be applied from simple network utilities to sophisticated modern web apps, to high volume event processing and complex backend message-bus applications.There is another popular domain where Vert.x shines: scalable microservice systems.

Vert.x works especially well with cloud technology. Apps based on the toolkit are generally packaged as a single jar and...

5:05pm - 5:55pm

Por Tiago Dolphine
Coordenador de Desenvolvimento na iFood

Nessa palestra será apresentada a experiência do iFood no uso de técnicas Reactive, que permitem ganhar desempenho e escala em microservices – em arquiteturas que demandam alto nível de processamento e ao mesmo tempo baixo consumo de recursos.

Veremos como o framework Reactor, a base reativa do Spring 5.0, está apoiando a evolução de microservices no iFood. O uso de microservices e Reactive está ajudando a atender um alto tráfego de eventos e requests em tempo real e a acompanhar a...

6:10pm - 7:00pm

Por Fernando Babadopulos
CTO na TailTarget

Ao criar uma API pública, além de garantir desempenho e confiabilidade, é necessário considerar a imprevisibilidade de utilização da API. Devemos assegurar, por exemplo, que as aplicações que a consomem não sejam afetadas por operações de longa duração, ou por instabilidades durante o processo de publicação de atualizações. Além disso, estratégias de desenvolvimento bem pensadas são necessárias para tornar a API robusta, consistente e segura.

Esta palestra apresentará a arquitetura e...

Host: Lu Araujo Software Engineer e Mobile Developer no IBGE

Tracks 2017

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira