Palestra: Uma introdução prática ao Machine Learning.




Resumo

O que uma máquina é capaz de aprender hoje? Vemos diversas aplicações de aprendizado de máquina em sistemas de recomendações de filmes, amigos etc, mas o que mais elas são capazes de fazer para melhorar o dia a dia de uma pessoa?
Veremos um pouco de como algumas características de machine learning funcionam e também alguns algoritmos de classificação, além de como eles foram aplicados para ajudar o correio a enviar cartas ou possibilitar a alguém cego andar de carro no banco do motorista. Por fim, veremos os resultados práticos de como a Caelum vem utilizando algumas dessas práticas para melhorar a experiência e potencializar o aprendizado de um aluno, detectando quando ele irá parar um curso, quando ele está tendo dificuldade, ou quando está se sobressaindo em relação ao ritmo de outros alunos. A palestra deve levantar questões de como podemos usar machine learning para potencializar o uso de qualquer produto, não somente aqueles baseados em recomendações, mostrando algumas ideias de como as mesmas foram usadas no mundo, além de aplicá-las a educação.



Track: Frontier do desenvolvimento: recursos novos para resolver problemas velhos


Horário: 18:20, Sábado.



Ir para Frontier do desenvolvimento: recursos novos para resolver problemas velhos | Ir para Tracks | Agenda

Guilherme Silveira


Líder técnico da Caelum, ministrou diversas palestras relacionadas ao desenvolvimento na web. Junto com Paulo Silveira, criou o VRaptor em 2003. Atualmente tem o foco na implementação de integração de sistemas através de APIs rest e seu impacto positivo no plano de negócios dos clientes da Caelum e é commiter de projetos como restfulie, xstream, paranamer e waffle com ênfase em Java e Ruby. É também responsável pelo conteúdo técnico dos cursos.

Guilherme-silveira
Bookmark and Share