Palestra: Construindo microservices auto-curáveis com Spring Cloud e Netflix OSS

Sala:

Dia da semana:

11:05am - 11:55am

Os microservices tornaram-se o tema mais quente na arquitetura de software, e muito se pode dizer sobre os seus benefícios. Mas é importante compreender que ao começar a decompor o monolito entramos no reino de sistemas distribuídos. Precisamos lidar com cenários de transparência de localização, recuperação de falhas, escalabilidade, autonomia, facilidade de atualização e outros aspectos. Por outro lado, quando tratamos toda essa complexidade, conseguimos definir aplicações que rodam “eternamente” – tornando-se auto-curáveis (self-healing) e muito escaláveis.

O projeto Spring Cloud traz ferramentas para facilitar a aplicação desses conceitos na prática, definindo padrões de implementação para sistemas distribuídos com suporte a gerenciamento de configuração, descoberta de serviços, circuit breakers, roteamento, distribuição de sessões, barramento de controle, dentre outras técnicas. Pode também ser combinado com a plataforma Netflix OSS, que oferece componentes especialmente úteis em um ambiente de microservices, como Eureka (registro), Ribbon (localização), Hystrix (tolerância a falhas), Zulu (roteamento).

Nesta palestra será demonstrado como usar na prática essas ferramentas, bem como os desafios e lições aprendidas – tudo com base em casos reais de uso de uma arquitetura de microservices implementada com Spring Cloud e Netflix OSS.

Tracks

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira