Palestra: Elixir: tolerância a falhas para adultos

Sala:

Dia da semana:

12:10pm - 1:00pm

Muitas empresas e desenvolvedores preocupam-se com qual linguagem é mais fácil de aprender, ou a que permite entregar funcionalidades mais rápido. O movimento Agile, por seu lado, trouxe maior preocupação com testes e em evitar a regressão de bugs. Mas não seria ideal que a própria linguagem que incorporasse todas ou parte desses princípios? Isso existe. Nessa palestra, vamos explorar uma grande alternativa: tolerância e auto-recuperação de falhas apoiadas pela própria linguagem.

​Pode-se dizer que apenas uma linguagem trouxe real "tolerância a falhas" embutida: Erlang. Ela vem há uma geração permitindo sistemas com 99,9999999% de confiabilidade em mercados como o de telecomunicações. Mas Erlang é uma linguagem que traz o peso dos seus mais de 20 anos de idade.

​Entra em cena Elixir, uma linguagem que moderniza o Erlang com sintaxes elegantes que o Ruby ou Python nos deixaram acostumados a esperar. Tudo sem burocracias – mas com a mesma robustez que permitiu a criação de sistemas com "nove noves" de tolerância a falhas. Nesta palestra vamos mostrar como isso é possível.

Tracks

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira