Palestra: Matando WebForms e modernizando um grande varejista

Sala:

Dia da semana:

3:55pm - 4:45pm

Vamos apresentar a experiência de modernizar o e-commerce de uma grande loja de varejo, que atende a mais de 100 mil pedidos por dia. Antes rodando em WebForms, o sistema foi migrado para ASP.NET MVC 5 e passou a usar várias novas tecnologias incluindo HTML5 e Redis. A migração, inicialmente motivada por requisitos de SEO e Web Presence Optimization (WPO), trouxe ganhos importantes em outras áreas, especialmente na facilidade de manutenção.

Um dos desafios da migração foi suportar 60% mais acessos e pedidos do que a plataforma anterior. A arquitetura legada mantinha as regras de negócio em Stored Procedures, dificultando a escalabilidade e a inclusão de novas features. Além disso, o WebForms dificultava a organização dos assets de front-end, entre outros problemas. A nova plataforma foi desenvolvida com tecnologias mais modernas, como NGinx, HTML5, CSS3, minimificação com Grunt, estruturação do back-end com técnicas como DDD, TDD, AspNet Cache e Redis e Entity Framework.

Além de analisar os desafios encontrados e como os enfrentamos, mostraremos como foi adaptada a exibição das vitrines de produtos ao ASP.NET MVC, como mantivemos o e-commerce conversando com o subsistema de Checkout legado – e como passamos a última Black Friday com bom desempenho.

Tracks

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira