Palestra: Programação Reativa Funcional com RxJava

Sala:

Dia da semana:

6:15pm - 7:05pm

Desenvolvido pelo time do Netflix, o RxJava traz elementos de programação funcional e reativa para o ecossistema da JVM. As "extensões reativas" com RxJava implementam uma maneira funcional de lidar com fluxos de eventos assíncronos em aplicações, permitindo que sejam compostos, combinados, transformados, filtrados e mesmo direcionados para execução concorrente – com máximo grau de controle. Tudo isso é feito através de uma API unificada e elegante, que leva a um estilo de programação mais linear, compacto e direto.

​Nessa palestra, serão exploradas as principais técnicas para conquistar a API RxJava, com base em experiência prática em sistemas em produção – desde a criação de Observables e sua manipulação, até o tratamento de erros durante o pipeline de operações. Será visto como lidar com Backpressure de forma efetiva, e como abstrair seu framework assíncrono preferido para se integrar em fluxos reativos, entre outras técnicas.

​Através de exemplos reais como o consumo de APIs REST, consulta a arquivos, manipulação de eventos de UI e outros usados na prática, venha conferir como RxJava e Reactive Programming podem ajudar a melhorar a qualidade e a robustez dos seus projetos.

Tracks

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira