Palestra: Swift: um equilíbrio sofisticado entre segurança, ergonomia, produtividade e preservação de legado

Sala:

Dia da semana:

6:00pm - 6:50pm

Nível da palestra:

Persona:

Apresentação em Português

Pontos principais

  • Swift previne que um conjunto maior de bugs aconteça em runtime graças a um type system mais poderoso;
  • Swift encurta o loop de feedback no desenvolvimento de UIs permitindo prototipação em tempo real;
  • Swift é totalmente open source e pode rodar nativamente em sistemas macOS, iOS, Linux, Windows e até Android diminuindo a barreira de adoção para novos desenvolvedores.

Resumo

O ano de 2014 trouxe inovação tecnológica sem precedentes para a Apple: nasceu Swift, uma linguagem de programação trazendo sintaxe moderna e concisa, um type system mais poderoso, suporte first class a técnicas de programação funcional e interoperabilidade total com bases de código legadas escritas em Objective-C. De 2014 a 2018, Swift passou de uma promessa para uma das linguagens de programação mais populares do mundo, graças em particular ao seu processo de evolução totalmente open source.

Nesta palestra, veremos com mais profundidade como Swift se diferencia em relação a Objective-C em três frentes: segurança, produtividade e facilidade de adoção.

Veremos como seu type system permite que certas classes de bugs e fontes de crash não ocorram em tempo de execução; como os playgrounds (uma feature exclusiva do ambiente de desenvolvimento Swift) permitem que UIs sejam prototipadas e pré-validadas em tempo real; e como a sintaxe da linguagem leva naturalmente a código mais conciso, legível e, mais importante, amigável, facilitando a adoção por novos desenvolvedores.

Por fim, faremos uma reflexão sobre o status do ecossistema Swift sob o prisma do desenvolvimento de aplicações enterprise.

Tracks

Quarta-feira

  • Engenharia de Dados

    Armazenando e processando Big Data com eficiência.

  • Microservices e Web APIs

    Da ubiquidade das APIs a microservices ultra-modulares, frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção.

  • JavaScript e Web

    Desenvolvimento com HTML5, JS, CCS3, HTTP/2 e novas tendências da web moderna.

  • IoT: Tecnologias do Mundo Real

    Conheça experiências de mundo real em IoT, bem como tecnologias que vão habilitar os próximos grandes avanços desta revolução.

  • Solutions Track #1

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.

Quinta-feira

Sexta-feira

  • Data Science Aplicada

    Da teoria à prática: como grandes cases do Brasil e do mundo têm utilizado DataScience para alavancar seus negócios.

  • Containers: o Estado da Arte

    Muito mais do que uma tecnologia, Containers são uma plataforma. Qual é o estado da arte, novidades, tendências e casos de uso sobre esta revolução.

  • Ciência da Computação no Mundo Real

    Temas discutidos na academia que podem nos ajudar a obter melhores resultados em nosso dia-a-dia.

  • Linguagens do Século 21

    Linguagens e plataformas emergentes no server-side, com ênfase em linguagens projetadas especificamente para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • Carreira e Soft-Skills

    Profissionais de sucesso vão muito além das suas habilidades em escrever código. Como potencializar seu desenvolvimento como profissional.