Palestra: Usando feedback canvas para criar times de alta performance

Sala:

Dia da semana:

2:30pm - 3:20pm

Nível da palestra:

Persona:

Apresentação em Português

Pontos principais

  • As vantagens de criar um processo de feedback coletivo para times autônomos de tecnologia;
  • Como fazer uma avaliação de desempenho que seja moderna, informal e desperte interesse genuíno de participação;
  • Como escalar processos de feedback em uma equipe em rápido crescimento e/ou em estruturas organizacionais flat.

Resumo

O objetivo da palestra é mostrar como é possível criar times de alta performance a partir de um processo de feedback efetivo que desenvolva os membros do time individual e coletivamente. Não há time de alta performance que se mantenha em alto nível quando seus membros estão estagnados em suas habilidades técnicas e não-técnicas. Com isso em mente, vamos discutir as vantagens de um processo coletivo de feedback sobre uma avaliação de desempenho top-down em uma startup em crescimento.

Há 3 anos temos avaliações de desempenho semestrais top-down na Creditas. Esse modelo funcionou bem por um tempo na equipe de tecnologia, mas com o crescimento da equipe para 40 pessoas, a formação de 8 times autônomos e uma estrutura horizontal sem gerentes, ficou impossível uma pessoa só avaliar todo mundo. Além disso, o feedback de membros do time costuma ser mais rico do que de uma pessoa que não participa dos desafios diários da equipe.

Com o objetivo de fornecer o melhor feedback possível para cada desenvolvedor e melhorar a performance futura de cada um, utilizamos o processo de Feedback Canvas para que o próprio time fizesse a avaliação de desempenho de seus integrantes.

Nessa apresentação vou explicar o processo de Feedback Canvas e quais adaptações fizemos para criar uma avaliação de desempenho mais moderna, informal e que desperte um interesse genuíno dos desenvolvedores em participar. Vou contar também quais os resultados obtidos, os problemas enfrentados e para onde vamos a partir daqui.

Tracks

Quarta-feira

  • Engenharia de Dados

    Armazenando e processando Big Data com eficiência.

  • Microservices e Web APIs

    Da ubiquidade das APIs a microservices ultra-modulares, frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção.

  • JavaScript e Web

    Desenvolvimento com HTML5, JS, CCS3, HTTP/2 e novas tendências da web moderna.

  • IoT: Tecnologias do Mundo Real

    Conheça experiências de mundo real em IoT, bem como tecnologias que vão habilitar os próximos grandes avanços desta revolução.

  • Solutions Track #1

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.

Quinta-feira

Sexta-feira

  • Data Science Aplicada

    Da teoria à prática: como grandes cases do Brasil e do mundo têm utilizado DataScience para alavancar seus negócios.

  • Containers: o Estado da Arte

    Muito mais do que uma tecnologia, Containers são uma plataforma. Qual é o estado da arte, novidades, tendências e casos de uso sobre esta revolução.

  • Ciência da Computação no Mundo Real

    Temas discutidos na academia que podem nos ajudar a obter melhores resultados em nosso dia-a-dia.

  • Linguagens do Século 21

    Linguagens e plataformas emergentes no server-side, com ênfase em linguagens projetadas especificamente para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • Carreira e Soft-Skills

    Profissionais de sucesso vão muito além das suas habilidades em escrever código. Como potencializar seu desenvolvimento como profissional.