Track: Arquiteturas que Você Sempre Quis Conhecer

Dia da semana:

Arquitetura de software é um dos tópicos mais importantes e ao mesmo tempo mais polêmicos da indústria da computação. Numa era cada vez mais digital e totalmente voltada para comunicação virtual surgem novas arquiteturas de projetos de software inovadores que resolvem problemas reais e contribuem para um mundo melhor.

Nessa track, serão desvendadas arquiteturas de alguns projetos de extrema importância no nosso meio, dissecando-as em busca da inovação, aprendizado e insights para a comunidade de desenvolvimento de software brasileira. Serão apresentados cases e projetos de sucesso onde a escolha arquitetural contribuiu de forma significativa para resolver um problema real, trazendo benefícios inquestionáveis para o resultado final.

9:10am - 10:30am

9:10am - 10:30am

11:00am - 11:50am

Por Gustavo Bicalho
Software Engineer at Nubank (NuConta team)

Por Maurício Verardo
Software Engineer and Tech Lead at Nubank (NuConta team)

Criar uma experiência bancária do zero preparada para uma escala de milhões de clientes é um grande desafio. Este desafio fica ainda maior se esta arquitetura deve ser capaz de garantir a segurança e consistência necessárias ao mercado financeiro e, ao mesmo tempo, evitar uma abordagem monolítica centrada em um bancos de dados tradicional.

Nesta palestra, será detalhada a arquitetura da NuConta, incluindo:

  • Como uma arquitetura de microserviços baseada em event-sourcing...
12:05pm - 12:55pm

Por Herval Freire
Engineer at Twitter

Testes de falha estrutural (stress tests) são um componente fundamental do conjunto de ferramentas de teste utilizadas pelo Twitter. Ao longo dos anos, a equipe de SRE (Site Reliability Engineering) pesquisou e desenvolveu um conjunto de ferramentas que permite rastrear e consertar problemas de escalabilidade muito antes que eles aconteçam. Nesta palestra, abordarei algumas das principais estratégias que utilizamos e apresentarei nossa abordagem de Stress Testing de APIs e seu equivalente...

2:30pm - 3:20pm

Por Leandro Moreira
Lead Software Engineer na Globo.com

Estamos cada vez mais consumindo vídeos através de nossos browsers e celulares e gradualmente consumimos menos vídeo pela TV, pois até quando assistimos em nossos televisores utilizamos APPs da chamada TV conectada. O fato é que não só o nosso meio de consumo mudou mas nossos hábitos também mudaram.

A globo.com criou e mantém sua solução própria para vídeos, nesta palestra iremos explorar como foi concebida esta plataforma, desde o momento de ingestão do vídeo até a distribuição em...

Host: Emerson Macedo Lead Software Engineer na Globo.com

Tracks

Quarta-feira

  • Engenharia de Dados

    Armazenando e processando Big Data com eficiência.

  • Microservices e Web APIs

    Da ubiquidade das APIs a microservices ultra-modulares, frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção.

  • JavaScript e Web

    Desenvolvimento com HTML5, JS, CCS3, HTTP/2 e novas tendências da web moderna.

  • IoT: Tecnologias do Mundo Real

    Conheça experiências de mundo real em IoT, bem como tecnologias que vão habilitar os próximos grandes avanços desta revolução.

  • Solutions Track #1

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.

Quinta-feira

Sexta-feira

  • Data Science Aplicada

    Da teoria à prática: como grandes cases do Brasil e do mundo têm utilizado DataScience para alavancar seus negócios.

  • Containers: o Estado da Arte

    Muito mais do que uma tecnologia, Containers são uma plataforma. Qual é o estado da arte, novidades, tendências e casos de uso sobre esta revolução.

  • Linguagens do Século 21

    Linguagens e plataformas emergentes no server-side, com ênfase em linguagens projetadas especificamente para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • Ciência da Computação no Mundo Real

    Temas discutidos na academia que podem nos ajudar a obter melhores resultados em nosso dia-a-dia.

  • Carreira e Soft-Skills

    Profissionais de sucesso vão muito além das suas habilidades em escrever código. Como potencializar seu desenvolvimento como profissional.