Track: IoT: Tecnologias do Mundo Real

Dia da semana:

A Internet das Coisas (ou IoT) não é uma revolução. É uma evolução natural das tecnologias quando tendências poderosas se encontram: redução do custo de poder computacional e disponibilidade de conectividade. A Internet que hoje mora na Cloud aos poucos vai se tornando Fog computing: mais próxima, onipresente, ubíqua. 

O Brasil como um dos maiores players do agronegócio no mundo, dono de uma frota de veículos numerosa e possuindo algumas das maiores cidades do planeta é terreno fértil para IoT. Os projetos já estão acontecendo. Nessa track vamos trazer as experiências de mundo real nesses projetos, bem como a tecnologias que vão habilitar os próximos grandes avanços da Internet das Coisas.

11:00am - 11:50am

Por Leonardo Rocha Lima
CTO da V2COM

A Internet das Coisas Industriais já conectou milhões de dispositivos no mundo todo. Porém, ainda estamos longe dos potenciais bilhões de disponíveis conectados previstos - mais de 70% dos projetos de IOT falham em sua primeira implementação.

Isso acontece porque a dificuldade dos projetos não está na primeira fase - conexão e integração do protocolo de equipamento; mas sim na escalabilidade e integração com sistemas e tipos de dados diversos. Essas características são as mesmas para...

12:05pm - 12:55pm

Por Pedro Bittencourt
CEO na GreenAnt

A GreenAnt é uma empresa de gestão energética que em 2014 desenvolveu uma solução que vai do hardware à plataforma web, com processamento em cloud dos dados brutos de energia com algoritmos de inteligência computacional.

Este sistema atualmente atende centenas de espaços físicos, cada um produzindo grande volumes de dados e processamento em tempo real.

O objetivo da palestra é contar o processo e os desafios para transformar uma idéia vinda de uma tese de doutorado em produto...

2:30pm - 3:20pm

Por Marcelo Junqueira
Engenheiro de IoT na CI&T

Nesta palestra vamos explorar o processo de produção e operação de um produto de IoT em escala. Trata-se de uma solução com foco em Smart Offices atualmente com 700 devices conectados ao IoT Hub do Azure utilizando o ESP32 da Espressif e previsão para 3500 até o final do ano. Serão cobertos assuntos como preparação do hardware, mudanças no processo de fabricação, como garantir a segurança do processo e a arquitetura de serviços utilizados para operacionalizar o produto. Tecnologias...

3:35pm - 4:25pm

Por Jorge Maia
CEO at CrazyTechLabs

O varejo utiliza de várias armas para lidar com o desafio de levar os consumidores as lojas e tornar a venda efetiva. A próxima fronteira é a transformação do Varejo Físico em Smart Retail, trazendo para o mundo real a mesma riqueza de experiência personalizada e inteligência de dados proporcionada por lojas virtuais.

Nesta palestra, vamos mostrar a jornada da CrazyTechLabs no desenvolvimento e rollout de uma solução usando visão computacional, Inteligência Artificial e análise de...

4:40pm - 5:30pm

Por Wellington Messias
Diretor de Tecnologia - CTO na BottomUp Telemetry

Desenhar e Construir soluções de IoT em escala, em especial no Brasil, é uma tarefa com inúmeros desafios. Considere ainda o cenário em que o dispositivo deva ser entregue aos consumidores de graça. Nessa palestra vamos abordar o caso do Superbotão, dispositivo para compras recorrentes para a distribuição de gás em botijão da Supergasbrás no modelo Dash Button, com design e engenharia nacional focando nos nossos desafios locais: baixíssimo custo e perfil de consumidor. Os devices hoje estão...

6:00pm - 6:50pm

Por Hébert Coelho de Oliveira
Senior Fullstack Developer at tado° GmbH

tado° é uma empresa que produz e gerencia o aquecimento de milhares de pessoas em toda europa. Para se tornar uma empresa de porte tão grande é necessário ter diversas funcionalidades que atraia clientes: a possibilidade de detectar quão perto o cliente está da casa dele e já ligar o aquecimento é uma delas. Ou até mesmo utilizar da temperatura local do cliente para otimizar o uso do aquecimento e economizar na conta final do gás.

Nessa palestra veremos um roadmap histórico e técnico...

Host: Wellington Mariusso CTO na Konker

Tracks

Quarta-feira

  • Engenharia de Dados

    Armazenando e processando Big Data com eficiência.

  • Microservices e Web APIs

    Da ubiquidade das APIs a microservices ultra-modulares, frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção.

  • JavaScript e Web

    Desenvolvimento com HTML5, JS, CCS3, HTTP/2 e novas tendências da web moderna.

  • IoT: Tecnologias do Mundo Real

    Conheça experiências de mundo real em IoT, bem como tecnologias que vão habilitar os próximos grandes avanços desta revolução.

  • Solutions Track #1

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.

Quinta-feira

Sexta-feira

  • Data Science Aplicada

    Da teoria à prática: como grandes cases do Brasil e do mundo têm utilizado DataScience para alavancar seus negócios.

  • Containers: o Estado da Arte

    Muito mais do que uma tecnologia, Containers são uma plataforma. Qual é o estado da arte, novidades, tendências e casos de uso sobre esta revolução.

  • Linguagens do Século 21

    Linguagens e plataformas emergentes no server-side, com ênfase em linguagens projetadas especificamente para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • Ciência da Computação no Mundo Real

    Temas discutidos na academia que podem nos ajudar a obter melhores resultados em nosso dia-a-dia.

  • Carreira e Soft-Skills

    Profissionais de sucesso vão muito além das suas habilidades em escrever código. Como potencializar seu desenvolvimento como profissional.