Track: Java Moderno

Dia da semana:

A maturidade, padrões, multiplataforma, retrocompatibilidade e a maior comunidade de desenvolvimento do mundo são algumas das características que tornam o Java a principal plataforma de desenvolvimento. Uma das características mais  interessantes da plataforma a sua aplicação nas mais distintas áreas de negócio, entre elas, o  mercado financeiro, acadêmico, saúde, entretenimento entre muitos outros.

A trilha Java Moderno irá explorar a aplicação da plataforma nas novas buzzwords no mundo do desenvolvimento de software como por exemplo segurança e oauth 2.0, microsserviços, persistência poliglota, além dos desafios de migração de sistemas legados para o Java 9 e 10.

11:00am - 11:50am

Por Rafael Monteiro e Pereira
Lead Software Engineer no Itaú

Construir aplicações que dependem ou se integram com a plataforma Mainframe é um enorme desafio. Para citar alguns exemplos: Interoperabilidade entre mainframe(VSAM, DB2 , COBOL e etc)  e baixa plataforma (Cloud, Linux, Java), saída do paradigma batch para streaming e validações da conversão dos dados (EBCDIC para UTF-8) . 

Nesta palestra vamos contar a nossa jornada para baixa plataforma. Ela começa com o offload de dados da plataforma Mainframe para a Cloud utilizando...

12:05pm - 12:55pm

Por David Robert
CTO da Elo7

Por Mário Gonçalves
Team Leader na Elo7

Nos últimos anos, bancos NoSql ganharam popularidade e mudaram a maneira com que pensamos em persistência de dados, expandindo as possibilidades de arquiteturas e abrindo um novo leque de possibilidades antes impensáveis. O desafio agora não é mais apenas escolher qual banco usar, mas sim como integrar diversos modelos de persistência cada um com suas particularidades.

Nesta palestra serão apresentadas diferentes maneiras de persistência poliglota em Java aplicadas em um case real no...

4:40pm - 5:30pm

Por Rodrigo Cândido
Software Architect na Integritas

Por Leonardo Zanivan
Chief Architect na Crossover

Nesta talk iremos demonstrar um caso prático real de como desenvolver aplicações Java 9 lightweight utilizando o sistema de módulos para diminuir consideravelmente o footprint de execução, apenas incorporando as dependências necessárias à aplicação. 

Serão compartilhadas boas práticas e aprendizados adquiridos com a utilização destes recursos em cenários reais na migração de projetos para Java 9. Para isso, iremos demonstrar  técnicas de como arquitetar sua aplicação em...

6:00pm - 6:50pm

Por Thomas Segismont
Senior Software Engineer at Red Hat & Vert.x Core Committer

With the advent of mobile web and IoT (Internet of Things), today's applications need to handle a lot of concurrent requests while staying responsive and easy to scale. But on the performance side, the party is over: the exponential increase promised by the Moore's law reached its limits. From now on, we need a programming paradigm switch to make the most of multicore architecture innovations.

In this presentation, we will make the case for reactive programming. Then we will guide you...

Host: Otavio Santana Engenheiro de Software na Tomitribe

Tracks

Quarta-feira

  • Engenharia de Dados

    Armazenando e processando Big Data com eficiência.

  • Microservices e Web APIs

    Da ubiquidade das APIs a microservices ultra-modulares, frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção.

  • JavaScript e Web

    Desenvolvimento com HTML5, JS, CCS3, HTTP/2 e novas tendências da web moderna.

  • IoT: Tecnologias do Mundo Real

    Conheça experiências de mundo real em IoT, bem como tecnologias que vão habilitar os próximos grandes avanços desta revolução.

  • Solutions Track #1

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.

Quinta-feira

Sexta-feira

  • Data Science Aplicada

    Da teoria à prática: como grandes cases do Brasil e do mundo têm utilizado DataScience para alavancar seus negócios.

  • Containers: o Estado da Arte

    Muito mais do que uma tecnologia, Containers são uma plataforma. Qual é o estado da arte, novidades, tendências e casos de uso sobre esta revolução.

  • Server-side Além de Java e C#

    Linguagens e plataformas emergentes no server-side, com ênfase em linguagens projetadas especificamente para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • Ciência da Computação no Mundo Real

    Temas discutidos na academia que podem nos ajudar a obter melhores resultados em nosso dia-a-dia.

  • Carreira e Soft-Skills

    Profissionais de sucesso vão muito além das suas habilidades em escrever código. Como potencializar seu desenvolvimento como profissional.