Track: Microservices e Web APIs

Sala:

Dia da semana:

Essa trilha explora dois assuntos correlacionados e igualmente populares: Microservices e Web APIs. Serão exploradas práticas e padrões da arquitetura de microservices em exemplos da vida real. As apresentações abordarão os problemas que a arquitetura de microsserviços resolve e também os desafios introduzidos por este paradigma.  As discussões não serão somente restritas a visão arquitetural, mas também das metodologias e organização de equipes que têm tornado microservices um sucesso.

Da mesma forma, as APIs são usadas pela grande maioria das aplicações, sejam APIs públicas ou as APIs internas que conectam novas aplicações, microservices e sistemas legados. Nessa trilha iremos explorar a evolução do design das APIs, técnicas de segurança e os elementos que tornam APIs tão populares entre os desenvolvedores.

11:00am - 11:50am

Por Mike Amundsen
Director of API Academy & O'Reilly Author

What if you could write and deploy services onto the WWW and be confident that they wouldn't crash or corrupt data -- even when no humans are monitoring them? What if you was able to define and maintain APIs for the Web and get instant feedback whenever your changes threaten to break some client that you didn't even know existed? And what if you could build services that could automatically resolve dependencies at runtime -- even negotiate connection and cost profiles -- without any human...

12:05pm - 12:55pm

Por Mario Mancuso
Consultor Sênior e Especialista em APIs na Sensedia

Por Rafael Rocha
Consultor Sênior e Especialista em APIs na Sensedia

Os conceitos mais básicos do design RESTful já vêm sendo aplicados nas empresas que exploram essa tecnologia. Entretanto, os desafios do design de API do dia-a-dia vão além do que encontramos facilmente na literatura.

Nesta apresentação iremos ultrapassar o básico, além dos tradicionais GET, POST, PUT e DELETE. A dinâmica será explorarmos um conjunto de situações mostrando “Desafio + Solução proposta”.

Por exemplo:

  • Quando o back-end possui apenas páginas web como...
2:30pm - 3:20pm

Por Vitor Pellegrino
Engineering Manager at DigitalOcean

Questões como organização das equipes, responsabilidades sobre cada um dos serviços e visibilidade são temas que se tornam grandes desafios à medida que adotamos arquitetura de microservices.

O objetivo dessa palestra é abordar os desafios organizacionais e técnicos que advém da adoção de Microservices e compartilhar algumas lições não tão óbvias que aprendemos nesta jornada tanto na DigitalOcean quanto na SoundCloud.

Partiremos dos problemas encontrados neste tipo de...

3:35pm - 4:25pm

Por Gustavo Sverzut Barbieri
Principal Engineer at ProFUSION

GraphQL, ou linguagem de consulta de grafos, foi criada pelo Facebook para resolver problemas de escalabilidade e performance no uso de REST. A possibilidade de diversas consultas em uma mesma requisição ao servidor e listagem explícita de todos os campos, bem como a parametrização dos mesmos facilitam o desenvolvimento dos aplicativos além de reduzem a latência e tráfego de dados. A linguagem também incorpora documentação e consultas de introspecção, não exigindo a réplica da informação em...

4:40pm - 5:30pm

Por Lucas Cavalcanti
Engenheiro de software líder no Nubank

Sistemas de software costumam ficar cada vez mais difíceis de evoluir e manter na medida que o tempo passa e mais funcionalidades são adicionadas.

No Nubank, após 4 anos de evolução, adicionar novas funcionalidades é tão ou mais fácil do que era há 3 anos atrás. Nessa palestra vamos explorar as principais características que possibilitaram essa evolução rápida e contínua de funcionalidades, como exemplo:

  • Microservices com o escopo bem definido
  • Integração...
6:00pm - 6:50pm

Por Kleber Bacili
CEO da Sensedia

Por David Ruiz
Gerente de Inovação na Elo

Por Túlio Germano
Gerente de SOA, Integração e APIs Banco do Brasil

Por Ricardo Prates
IT Manager na SulAmérica

As APIs se tornaram o tecido de conexão entre aplicações legadas e os novos Apps e experiências digitais. As APIs podem ser privadas, de acesso restrito ou, eventualmente, públicas. Além disso, elas podem ser grátis para usar ou ter modelo de negócio associado. O objetivo desse painel é abordar questões relacionadas a: Como priorizar as APIs? Como documentá-las de forma adequada? Como facilitar o entendimento dos desenvolvedores que consomem as APIs? Como aumentar o engajamento? Qual a forma...

Host: Kleber Bacili CEO da Sensedia

Tracks

Quarta-feira

  • Engenharia de Dados

    Armazenando e processando Big Data com eficiência.

  • Microservices e Web APIs

    Da ubiquidade das APIs a microservices ultra-modulares, frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção.

  • JavaScript e Web

    Desenvolvimento com HTML5, JS, CCS3, HTTP/2 e novas tendências da web moderna.

  • IoT: Tecnologias do Mundo Real

    Conheça experiências de mundo real em IoT, bem como tecnologias que vão habilitar os próximos grandes avanços desta revolução.

  • Solutions Track #1

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.

Quinta-feira

Sexta-feira

  • Data Science Aplicada

    Da teoria à prática: como grandes cases do Brasil e do mundo têm utilizado DataScience para alavancar seus negócios.

  • Containers: o Estado da Arte

    Muito mais do que uma tecnologia, Containers são uma plataforma. Qual é o estado da arte, novidades, tendências e casos de uso sobre esta revolução.

  • Ciência da Computação no Mundo Real

    Temas discutidos na academia que podem nos ajudar a obter melhores resultados em nosso dia-a-dia.

  • Linguagens do Século 21

    Linguagens e plataformas emergentes no server-side, com ênfase em linguagens projetadas especificamente para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • Carreira e Soft-Skills

    Profissionais de sucesso vão muito além das suas habilidades em escrever código. Como potencializar seu desenvolvimento como profissional.