Track: Linguagens do Século 21

Dia da semana:

Casos de uso e motivos para usar linguagens e plataformas emergentes no server-side, com ênfase em linguagens projetadas especificamente para alta concorrência e sistemas distribuídos.

11:00am - 11:50am

Por Nicholas Matsakis
Senior Researcher at Mozilla

Rust is a new programming language that is growing rapidly. Rust's goal is to support a high-level coding style while offering performance comparable to C and C++ as well as minimal runtime requirements -- it does not require a runtime or garbage collector, and you can even choose to forego the standard library. At the same time, Rust offers strong support for parallel programming, including guaranteed freedom from data-races (something that GC’d languages like Java or Go do not provide)....

12:05pm - 12:55pm

Por Cassio D'Angelo Greco
Fundador e CEO da Conta Simples

Conheça nesta palestra, o porquê que a Conta Simples, conta digital para PJs, decidiu utilizar Go para seu sistema de backend discutindo desde os benefícios e trade-offs ao escolher usar Go até tópicos avançados da linguagem que fazem de Go uma ótima escolha para a criação de um sistema financeiro moderno, como por exemplo:

  • A rapidez e facilidade em criar microservices em Go
  • A variedade de bibliotecas que permite a integração com quase todos os serviços possíveis
  • ...
2:30pm - 3:20pm

Por Hugo Baraúna
Co-fundador da Plataformatec

Em 2012 a Plataformatec tomou uma decisão ousada: desenvolver uma nova linguagem de programação, o Elixir.

Hoje, 6 anos depois, o ecossistema de Elixir é formado por dezenas de milhares de desenvolvedores, milhares de bibliotecas e dezenas de eventos ao redor do mundo. Além de empresas conhecidas que adotaram a tecnologia, como a Pinterest, Cabify, Adobe e Globo.com.

Nessa palestra, você irá descobrir o que aconteceu por trás dessa história. Como uma empresa brasileira criou...

3:35pm - 4:25pm

Por Luciano Ramalho
Principal Consultant na ThoughtWorks

Os paradigmas de programação (funcional, OO, etc.) são um recurso didático interessante, mas perdem valor quando buscamos entender linguagens pragmáticas ou híbridas como Go, Kotlin, Python, Scala, Swift etc. A partir de 2008 ganha força uma nova abordagem para o estudo de linguagens, com foco em características essenciais e em vez de paradigmas. Tal abordagem funciona melhor na prática quando precisamos escolher padrões de projeto e implementar soluções idiomáticas e eficientes em qualquer...

4:40pm - 5:30pm

Por Piper Niehaus
Software Engineer at Pivotal

When Tracker set out on our first production Elm project, an application dashboard, our team quickly fell in love with the language’s robust static type system, comprehensible error messages and pure-functional ethos. Using an emerging language came with challenges, but we learned a ton along the way.

Our biggest insights came from committing to Test Driven Development, even as Elm’s type system obviates the need for many tests. When we started with Elm, we weren’t sure how to proceed...

6:00pm - 6:50pm

Por Fellipe Caetano
Senior iOS Developer at Sympla

O ano de 2014 trouxe inovação tecnológica sem precedentes para a Apple: nasceu Swift, uma linguagem de programação trazendo sintaxe moderna e concisa, um type system mais poderoso, suporte first class a técnicas de programação funcional e interoperabilidade total com bases de código legadas escritas em Objective-C. De 2014 a 2018, Swift passou de uma promessa para uma das linguagens de programação mais populares do mundo, graças em particular ao seu processo de evolução totalmente open...

Host: Luciano Ramalho Principal Consultant na ThoughtWorks

Tracks

Quarta-feira

  • Engenharia de Dados

    Armazenando e processando Big Data com eficiência.

  • Microservices e Web APIs

    Da ubiquidade das APIs a microservices ultra-modulares, frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção.

  • JavaScript e Web

    Desenvolvimento com HTML5, JS, CCS3, HTTP/2 e novas tendências da web moderna.

  • IoT: Tecnologias do Mundo Real

    Conheça experiências de mundo real em IoT, bem como tecnologias que vão habilitar os próximos grandes avanços desta revolução.

  • Solutions Track #1

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.

Quinta-feira

Sexta-feira

  • Data Science Aplicada

    Da teoria à prática: como grandes cases do Brasil e do mundo têm utilizado DataScience para alavancar seus negócios.

  • Containers: o Estado da Arte

    Muito mais do que uma tecnologia, Containers são uma plataforma. Qual é o estado da arte, novidades, tendências e casos de uso sobre esta revolução.

  • Linguagens do Século 21

    Linguagens e plataformas emergentes no server-side, com ênfase em linguagens projetadas especificamente para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • Ciência da Computação no Mundo Real

    Temas discutidos na academia que podem nos ajudar a obter melhores resultados em nosso dia-a-dia.

  • Carreira e Soft-Skills

    Profissionais de sucesso vão muito além das suas habilidades em escrever código. Como potencializar seu desenvolvimento como profissional.