Palestra: Arquitetura de Plataforma IoT de Nova Geração utilizando MicroProfile + NoSQL + Kafka

Track: Arquiteturas de Vanguarda

Sala: Sala 01

Horário: 2:05pm - 2:50pm

Dia da semana: Quarta-feira

Nível: Avançado

Persona: Arquiteto(a), Desenvolvedor(a) Sênior, Gestão (VP, CTO, CIO, Diretoria)

Apresentação em Português

Compartilhe essa página no:

Pontos Principais

  • Como aplicar Microprofile, NoSQL e Kafka para criação de sistemas escaláveis, resilientes e confiáveis;
  • Qual a influência do projeto arquitetural no sucesso de projetos de larga escala;
  • Melhores práticas de projetos de infraestrutura de larga escala, de jogos online a processamento de cartão de crédito, passando por IoT.

Resumo

MicroProfile, NoSQL e Kafka são tópicos em voga em desenvolvimento de software pois proveem uma fundação sólida para a criação de sistemas escaláveis, resilientes e confiáveis. Unidos, eles são ainda mais poderosos.
Essas características são chave para a infraestrutura da Internet Industrial das Coisas (IIoT) pois a gerência de dispositivos, mensageria, processamento de estados, tradução de protocolos e outras funcionalidades precisam ser desenhadas para trabalharem com milhares, se não milhões, de dispositivos ao mesmo tempo, com disponibilidade de 99.99%+
A V2COM está reestruturando sua plataforma de IIoT e utiliza esses conceitos para estar preparada para o aumento drástico de dispositivos conectados com menor esforço na manutenção do código e da operação.
Essa sessão cobrirá as decisões de arquitetura, detalhes de implementação e uma demonstração ao vivo de falha e recuperação de serviços que estarão em clusters. Faremos também o mapeamento de como essas experiências e lições são aplicadas a diversas verticais, não somente IoT.

Palestrante: Leonardo Rocha Lima

CTO da V2COM

Leonardo Lima, CTO da V2COM, trabalha com soluções Java SE, ME e EE desde 2005, arquitetando e desenvolvendo sistemas para Internet Industrial das Coisas. Pelo seu uso extensivo de Java, do campo (firmware) ao datacenter (cloud), a Plataforma da V2COM recebeu o prêmio Oracle Excellence Award em 2013.
Leonardo é o representante da V2COM no Comitê Executivo do Java Community Process (JCP), onde ele liderou a JSR 363, Unidades de Medida; committer no projeto Eclipse JNoSQL; fomenta o uso de Java nos ambientes embarcados e de servidor, e foi nomeado Java Champion em 2017 pela liderança no uso de Java Embarcado.

Encontre mais informações sobre Leonardo Rocha Lima em

Tracks

Segunda-feira, 6 de maio

Terça-feira, 7 de maio

Quarta-feira, 8 de maio