Você está visualizando o site de uma EDIÇÃO PASSADA do QCon.

Palestra: Arquitetura de um time Front-End de alta performance: a experiência da Wirecard

Track: Front-end Moderno

Sala: 1 Londres

Horário: 2:05pm - 2:50pm

Dia da semana: Segunda-feira

Nível: Intermediário - Avançado

Persona: Arquiteto(a), Desenvolvedor(a) Programador(a), Desenvolvedor(a) Sênior, Líder Técnico(a), UX

Apresentação em Português

Share this on:

Pontos Principais

  • Macro do processo de desenvolvimento da equipe, desde UX até chegar em nós, usamos um processo double diamond e Kanban em três boards de uma mesma equipe;
  • Como criar uma arquitetura de front-end escalável e que ainda sim não seja extremamente complexa;
  • Como criar uma equipe enxuta de alta performance.

Resumo

O universo Front-End evolui muito rápido. Criar uma arquitetura escalável e que ainda sim não seja extremamente complexa em uma época onde temos uma infinidade de opções de frameworks e cada vez mais complexidade não é uma tarefa trivial.

Na Wirecard rodamos a mesma arquitetura base há dois anos e a ideia é mostrar como uma equipe enxuta vem atendendo uma empresa de grande porte e como fazemos para gerar valor e organizar nossa arquitetura e equipe, com foco em padronizar processos e manter uma arquitetura com uma curva de aprendizado baixa.

Nesta serão abordados três pontos principais, começando pela organização e estrutura da equipe, uma organização com foco em colaboração e transparência no processo de desenvolvimento e criação. O segundo ponto abordado é a arquitetura de front-end, baseada no framework Vue.js, com GraphQL como BFF(Back-end for Front-end), o uso de atomic design, processos de QA e por fim, serão apresentadas lições aprendidas ao longo dos últimos dois anos em produção.

O principal objetivo desta palestra a é que você entenda os motivadores por trás dessas escolhas e como elas vêm se comportando em uma aplicação madura e em larga escala.

Speaker: Caio Incau

Front End Chapter Leader at Wirecard

Trabalho desde os 17 anos com desenvolvimento, comecei minha carreira na Caelum, participando dos projetos da Casa do Código e Alura, passei cinco anos como Full Stack e há três anos venho trabalhando com foco maior em Front-End, ao longo desses quase oito anos de carreira, participei da produção e manutenção de sistemas críticos em larga escala, publiquei dois livros, sendo um deles o primeiro livro de Vue.js em português.

Hoje ajudo a organizar e palestro frequentemente em eventos de tecnologia com foco em JavaScript e Vue.js, no dia a dia, eu lidero o capítulo de Front End da Wirecard Brasil, empresa da qual saiu o case desta palestra, trabalhamos com uma equipe bem enxuta, mas com ótimos resultados.

Find Caio Incau at

Tracks 2019

Segunda-feira, 6 de maio

Terça-feira, 7 de maio

Quarta-feira, 8 de maio