Palestra: Como o Novo Chat da OLX ficou 75% mais barato mesmo com 40% de aumento no tráfego

Track: Arquiteturas de Vanguarda

Sala: 2 Nova York

Horário: 4:05pm - 4:50pm

Dia da semana: Quarta-feira

Nível: Intermediário

Persona: Arquiteto(a), Desenvolvedor(a) Programador(a), Desenvolvedor(a) Sênior, Gerente de Projetos, Líder Técnico(a)

Apresentação em Português

Share this on:

Pontos Principais

  • Construindo arquiteturas baseadas em Elixir e Ejabberd;
  • Como lidar com um alto volume de mensagens diárias;
  • Como foi trocado o motor do Chat, mantendo o funcionamento 24/7.

Resumo

Nessa palestra vamos mostrar como a nova arquitetura do chat da OLX, utilizando Elixir e Ejabberd, resultou em uma grande economia, através da melhor utilização dos nossos recursos, e uma maior estabilidade, possibilitando assim o aumento do volume de mensagens.

Demonstraremos como construímos esta solução de forma incremental, modularizada e extensível, desde a escolha de tecnologias, até os cuidados para não impactar os usuários durante a migração.

Speaker: Dimitri Lameri

Senior Developer at OLX Brazil

Formado pela UFF em computação e com mais de 10 anos de experiência, atualmente é desenvolvedor na OLX, membro do time de chat. Possui bastante interesse em desenvolvimento de produtos, tendo inclusive atuado como gerente de produto por 2 anos. Trabalhou a maior parte do tempo em grandes empresas de e-commerce.

Find Dimitri Lameri at

Speaker: Fernando Matos

Software Engineer at OLX

Bacharel em Sistemas de Informação, trabalha desde 2013 com o desenvolvimento de software. Atualmente é desenvolvedor de software na OLX. Desde de o começo da carreira é apaixonado por programação e pelas particularidades das linguagens de programação. Adora ter de escolher a linguagem certa para o problema certo. No momento está trabalhando com Erlang/Elixir e vem cada dia mais se fascinando com essas linguagens. Entusiasta de arquitetura de software e vem desempenhando esse papel no desenvolvimento de software da OLX.

Find Fernando Matos at

Tracks 2019

Segunda-feira, 6 de maio

Terça-feira, 7 de maio

Quarta-feira, 8 de maio