Você está visualizando o site de uma EDIÇÃO PASSADA do QCon.

Palestra: Construindo um API gateway para fugir do monolito: a estratégia da DigitalOcean

Track: Microservices: Melhores Práticas e Padrões

Sala: 3 Pequim

Horário: 3:05pm - 3:50pm

Dia da semana: Segunda-feira

Slides: Download Slides

Nível: Intermediário - Avançado

Persona: Arquiteto(a), Desenvolvedor(a) Programador(a), Desenvolvedor(a) Sênior, DevOps, Líder Técnico(a)

Apresentação em Português

Share this on:

This presentation is now available to view on InfoQ.com

Assista a palestra

Pontos Principais

  • Como usar um API gateway para migração de um monolito para microsserviços sem tirar serviços do ar;
  • A importância da comunicação com as equipes que vão usar ou já usam o serviço e de como uma migração desse tamanho não pode ser uma obrigação;
  • Entender as vantagens e desvantagens de construir as funcionalidades compartilhadas como um outro serviço em vez de uma biblioteca (como o Finagle);
  • A importância de plataformas self service e de baixa fricção onde equipes podem simplesmente fazer uso dos serviços em vez de ter que pedir acesso a gatekeepers.

Resumo

Confrontados com o desafio de quebrar o monolito interno da DigitalOcean em microsserviços de forma gradual, consistente e sem down-time, surge a idéia de criar um API gateway, de forma a centralizar as funcionalidades compartilhadas e deixar cada novo microsserviço isolado.

Nessa apresentação vamos discutir como o Gateway foi construído, as vantagens e desvantagens do processo, como a migração segue acontecendo e os próximos passos que o projeto tem pela frente.

O foco principal da palestra é apresentar como essa solução torna possível a migracão de serviços quando possível, na velocidade que cada equipe consiga seguir, ao invés de obrigar uma migração em massa, tornando assim o processo muito mais confiável e simples de ser seguido.

Palestrante: Maurício Linhares

Technical Lead na DigitalOcean

Maurício é líder técnico no Time Edge da DigitalOcean, onde atua no desenvolvimento e manutenção do gateway de APIs e diversos outros projetos em torno dessa solução. Tem como principais interesses sistemas distribuídos, DevOps e programação funcional. É co-host do podcast https://hipsters.tech/.

Find Maurício Linhares at

Tracks 2019