Você está visualizando o site de uma EDIÇÃO PASSADA do QCon.

Palestra: Decida qual é o nível de fluência ágil mais adequado para seu time

Track: Construindo Culturas de Desenvolvimento Duradouras

Sala: 4 São Francisco

Horário: 3:05pm - 3:50pm

Dia da semana: Terça-feira

Slides: Download Slides

Apresentação em Português

Share this on:

This presentation is now available to view on InfoQ.com

Assista a palestra

Pontos Principais

  • Como o modelo de Fluência Ágil ajuda os times a entender onde eles estão em termos de seus próprios objetivos, e entender o que é relevante para o seu contexto e necessidades específicas;
  • Conceito visual do Technology Radar da ThoughtWorks para identificar os tipos de práticas que se espera ver em times trabalhando em vários níveis de fluência;
  • Lições aprendidas e melhores práticas de cases de aplicação do modelo de fluência ágil.

Resumo

O Modelo de Fluência Ágil foi introduzido pela primeira vez em 2012, por James e Diana Larsen que reconheceram um problema naquela época que ainda persiste hoje - há muitas organizações em que as transformações do Agile falham ou, no mínimo, não fornecem os benefícios esperados quando começaram a jornada ágil.

James e Diana observaram que as equipes ágeis se desenvolvem através de quatro estágios distintos de fluência: foco de valor (Focusing), entrega de valor (Delivering), otimização de valor (Optimizing) e otimização de sistemas (Strengthening), cada uma com seus próprios benefícios, proficiência exigida e principais métricas. Ofereceram isso como uma maneira de pensar e planejar investimentos para criar as condições do Agile que melhor se adequem ao seu esforço de desenvolvimento, necessidade e valor para o cliente.

Nesta apresentação, vamos mostrar como o modelo de Fluência Ágil funciona de uma maneira geral, como e por que ele é preferível a outros modelos disponíveis e as principais lições aprendidas com base em nossa experiência.

Palestrante: Suzyanne Oliveira

Analista de Negócios na Thoughtworks

Suzyanne Oliveira é Analista de Negócios na ThoughtWorks, possui mais de 10 anos de experiência na área de TI como Project/Product Management e desenvolvimento de startups. Está entre os 50 profissionais de TI a serem acompanhados no Brasil (conforme pesquisa da Gama Academy). Já atuou como Desenvolvedora Web, PM, Gerente de Vendas e Analista de negócios em empresas de pequeno porte até multinacionais. Também é CEO da Linkest, co-fundadora do CODE GIRL e criadora do processo mystartupbr.com.

Find Suzyanne Oliveira at

Palestrante: Juliana Chahoud

Consultora de Desenvolvimento na ThoughtWorks

Juliana Chahoud é Consultora Principal de Desenvolvimento da ThoughtWorks e foi professora no MBA em Desenvolvimento de Aplicativos e Games na FIAP. Trabalhou anteriormente como Engenheira de Soluções no Twitter e foi líder técnica em times de desenvolvimento de aplicativos como PlayKids, 99 Taxis e ZAP Imoveis. Possui mestrado em Inteligência Artificial pela USP e atua há vinte anos na área de TI em Desenvolvimento de Sistemas.

Find Juliana Chahoud at

Tracks 2019