Você está visualizando o site de uma EDIÇÃO PASSADA do QCon.

Palestra: Eficácia e Eficiência: a chave para o sucesso de times em negócios exponenciais

Track: Solutions Track

Sala: 5 Xangai

Horário: 11:50am - 12:35pm

Dia da semana: Quarta-feira

Nível: Intermediário

Persona: Arquiteto(a), Desenvolvedor(a) Programador(a), Desenvolvedor(a) Sênior, DevOps, Gerente de Operações, Gerente de Projetos, Gestão (VP, CTO, CIO, Diretoria), Líder Técnico(a), QA

Apresentação em Português

Share this on:

Pontos Principais

  • Aprendizado em equilibrar eficiência e eficácia com times distribuídos;
  • A importância e os impactos de se ter foco no desenvolvimento de soluções e não só de código;
  • Práticas de como escalar times de engenharia mantendo foco na eficácia e eficiência.

Resumo

Apesar de palavras similares, eficácia e eficiência possuem definições diferentes e são habilidades indispensáveis quando precisamos construir, desenvolver e escalar times para suportar produtos exponenciais. Neste contexto é importante alinharmos o entendimento sobre os termos, sendo eficiência o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.

Ao longo dos últimos 10 anos temos trabalhado com diversos clientes no desenvolvimento de um modelo de time distribuído/remoto, focando, dentre outros, em princípios como autonomia, ownership, melhoria contínua, respeito e foco, obtendo como resultado um crescimento significativo do valor agregado.

Mas qual a fórmula para atingir o sucesso destes times? Vamos compartilhar como temos atuado no equilíbrio entre eficiência e eficácia na evolução de times distribuídos, gerando em toda a cadeia a necessidade de "fazer o certo" e não somente "fazer certo".

Palestrante: Cristiano Oliveira

Gerente de TI na TQI

Cristiano Oliveira é atualmente Gerente de TI na TQI. Nos últimos 13 anos atuou e liderou diversos projetos nos setores de telecom, serviços e financeiro. Apaixonado por pessoas e suas peculiaridades, acredita que através do mindset ágil, podemos construir times de alta performance e produzir produtos com muito mais qualidade e assertividade. Inquieto por natureza, busca sempre atuar como agente de mudança em seus ambientes.

Find Cristiano Oliveira at

Palestrante: Bruno Gambier

Head of Engineering, Digital Payments at PagSeguro UOL

Engenheiro de Software com mais de 14 anos de experiência em empresas de alto nível em E-commerce / E-payment, Fin-Tec e Comparação de Preços. Experiência prática no desenvolvimento de soluções para resolver problemas de evolução, escala e orquestração de grandes sistemas web. Praticante de metodologias ágeis para promover a melhoria da qualidade de implementação do sistema e disseminar a inovação entre sua equipe, sempre buscando trabalhar e construir o "estado da arte" em tecnologia. Atualmente trabalha com APIs HATEOAS / REST, Arquitetura de Micro-serviços, Cloud, DevOps (Cultura e Ferramentas).

Find Bruno Gambier at

Tracks

Segunda-feira, 4 de maio

Terça-feira, 5 de maio

Quarta-feira, 6 de maio

  • Microservices: melhores práticas e padrões

    Frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção

  • Software Supply Chain

    Todas as fases do ciclo de vida de um artefato de software, do primeiro commit até o deployment. Segurança, observabilidade, genealogia e gestão de toda a sua cadeia de suprimentos de software

  • Data Science aplicada

    Tecnologias e as boas práticas da ciência de dados trazendo ganho e diferencial competitivo para grandes empresas.

  • Linguagens Contemporâneas

    Linguagens e plataformas emergentes, com ênfase em linguagens projetadas para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • Levando sua carreira para o próximo nível

    Habilidades e estratégias para destravar sua carreira e potencializar seu desenvolvimento profissional.

  • Solutions Track #3

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.