Palestra: Reescrevendo software crítico em Elixir - um estudo de caso

Track: Linguagens do Século 21

Sala: São Francisco

Horário: 10:50am - 11:35am

Dia da semana: Quarta-feira

Nível: Intermediário

Persona: Arquiteto(a), Desenvolvedor(a) Programador(a), Desenvolvedor(a) Sênior, DevOps, Gerente de Projetos, Líder Técnico(a), QA

Apresentação em Português

Compartilhe essa página no:

Pontos Principais

  • Quais são as principais preocupações em na reescrita de um projeto e como endereçá-las;
  • Como abordamos o problema e conseguimos uma migração suave e com 0 (zero) incidentes em produção;
  • O que Elixir de fato trouxe de vantagens em produção e geração de valor no nosso caso;
  • Te convencer que reescritas são difíceis, porém possíveis.

Resumo

A maioria das empresas que iniciam a adoção de Elixir começam com uma prova de conceito que reescreve uma aplicação não-crítica.

Na Telnyx, nós escolhemos a opção difícil: Reescrever um serviço de alto volume, alta disponibilidade e economicamente crítico. Essa palestra irá explorar qual a nossa estratégia para essa empreitada, bem como o que deu certo, o que não deu e aqueles segredos que gostaríamos de saber desde o início.

O objetivo é encorajar os desenvolvedores a adotarem Elixir em empresas estabelecidas e também entender quais os verdadeiros méritos da plataforma. Ao mesmo tempo, tentaremos mostrar de forma imparcial e com uma perspectiva de engenharia as nossas experiências e exemplos.

Palestrante: Renan Ranelli

Engenheiro de Software na Telnyx

Engenheiro de software focado em backend, operações e bancos de dados. Trabalhou em empresas grandes e pequenas e usa Elixir profissionalmente desde 2015. Atualmente, trabalha na Telnyx, uma operadora telefonica americana baseada em Chicago, cuja missão é democratizar comunicação global. Renan palestra frequentemente em eventos de tecnologia no Brasil e no exterior. No tempo livre, gosta de culinária, coquetelaria, dança e videogame.

Encontre mais informações sobre Renan Ranelli em

Tracks

Segunda-feira, 6 de maio

Terça-feira, 7 de maio

Quarta-feira, 8 de maio