Palestra: Siga seu Norte: como desviar da sua carreira pode ajudá-la a crescer

Track: Levando Sua Carreira Para o Próximo Nível

Sala: Arena Caelum

Horário: 11:50am - 12:35pm

Dia da semana: Quarta-feira

Nível: Iniciante

Persona: Agile Coach, Arquiteto(a), Cientista de Dados, Desenvolvedor(a) Programador(a), Desenvolvedor(a) Sênior, DevOps, Gerente de Operações, Gerente de Produto, Gerente de Projetos, Gestão (VP, CTO, CIO, Diretoria), Líder Técnico(a), Product Owner, QA, Scrum Master, UX

Apresentação em Português

Compartilhe essa página no:

Pontos Principais

  • Siga o seu coração;
  • Não tenha medo de cometer erros;
  • Mantenha suas opções em aberto e não queime pontes.

Resumo

Nessa palestra vou compartilhar a história da minha carreira com o objetivo de ajudá-lo a pensar pra onde você quer levar a sua.

Uma coisa que sempre me ajudou foi seguir meu coração, mais do que o plano de carreira perfeito. Eu tive uma carreira não muito convencional. Tudo começou como muitas com uma iniciação científica (perl pra analisar DNA) e um estágio (projeto waterfall pra lançar jogos educacionais de física) mas rapidamente saiu dos trilhos. Tranquei a faculdade, fiz mochilão na Europa, trabalhei em consultoria, voltei pra faculdade, fundei uma comunidade, uma cooperativa, uma ONG e uma empresa. Trabalhei no governo, instalando computadores e internet (IT Ops!) ao mesmo tempo que aprendia sobre ensino e gerenciamento. Voltei pro show business, trabalhei com Mandic, Locaweb, Globo.com, Petrobras, Yahoo, Netflix, Wallmart, Philips, Schlumberger, Ford, IBM, GE, GM treinando engenheiros no mundo inteiro em técnicas de engenharia ágil como TDD, refatoração, design evolutivo e continuous deployment. Fui pra California e voltei. Hoje sou Diretor de Engenharia no Nubank, liderando uma das melhores equipes de engenharia ágil do Brasil.

Venha aprender com meus erros e acertos, e entenda um pouco da filosofia que adotei e que acredito que me ajudou a sempre ter oportunidades interessantes e muitas opções abertas quando me pergunto: "e agora, qual o próximo passo?"

Palestrante: Alexandre Freire

Diretor de Engenharia na Nubank

Quando sua mãe escreveu um programa para o Alexandre de 9 anos aprender tabuada e fez o computador dar broncas mal educadas pro menino, ele ficou tão impressionado que resolveu ser programador. Desde então passou por todas fases da história da nossa Indústria. Programou websites como cowboy na bolha de 95, ainda adolescente. Fez waterfall de maneira diligente numa multinacional Italiana e sofreu quando o projeto da primeira rede social do mundo, que nunca entrou em produção, foi cancelado. Se apaixonou por Programação eXtrema e por indivíduos e suas interações. Resolveu se especializar em metodologias ágeis e no IME-USP fez seu mestrado no tema, fundou a AgilCoop e a Agilbits. Ajudou diversas empresas, de start-ups a gigantes como a Locaweb a serem mais ágeis. Levou os valores e princípios a sério, aplicando-os no Ministério da Cultura para criar o programa de Cultura Digital e construindo uma casa em Ilhabela de maneira ágil. Passou pela Industrial Logic, referência em agilidade técnica mundial, onde treinou e trabalhou junto com equipes de engenharia de produto de empresas como GE, HP, GM, Globo.com, Yahoo e Netflix. Hoje é Diretor de Engenharia no Nubank, liderando uma das melhores equipes de engenharia ágil do Brasil.

Encontre mais informações sobre Alexandre Freire em

Tracks

Segunda-feira, 6 de maio

Terça-feira, 7 de maio

Quarta-feira, 8 de maio