Você está visualizando o site de uma EDIÇÃO PASSADA do QCon.

Track: Arquiteturas de Vanguarda

Sala: 2 Nova York

Dia da semana: Quarta-feira

Na indústria de desenvolvimento de software, as mudanças são tão velozes que é comum a sensação que estamos ficando para trás. Tendências mudam, novos métodos e técnicas arquiteturais são utilizadas. É dificil para as pessoas que trabalham nessa área se manterem atualizadas, mas profissionais do desenvolvimento com habilidades certas têm acesso a um vasto conjunto de oportunidades.
Venha conhecer, com profissionais especialistas nos assuntos, as tendências de desenvolvimento de software que provavelmente dominarão as suas próximas arquiteturas.

Track Host: Emerson Macedo

Diretor de Engenharia na M4U

Emerson Macedo é desenvolvedor de software desde a adolescência, com mais de 20 anos de experiência. Já atuou em seguradoras, bancos, telecomunicações e portais web. Atualmente é Diretor de Engenharia na M4U.

10:50am - 11:35am

Vulnerability Management at Scale

We open with a brief history of the vulnerability management program at Facebook and its evolution. What follows is a deep dive of our current system architecture, the design that allowed us to scale to scanning millions of devices and software packages deployed in our infrastructure to discover vulnerabilities, and the network of partners around us to get patches deployed.

Alexandre Fiori, Production Engineer at Facebook

11:50am - 12:35pm

Arquitetura de Plataforma IoT de Nova Geração utilizando MicroProfile + NoSQL + Kafka

MicroProfile, NoSQL e Kafka são tópicos em voga em desenvolvimento de software pois proveem uma fundação sólida para a criação de sistemas escaláveis, resilientes e confiáveis. Unidos, eles são ainda mais poderosos.

Essas características são chave para a infraestrutura da Internet Industrial das Coisas (IIoT) pois a gerência de dispositivos, mensageria, processamento de estados, tradução de protocolos e outras funcionalidades precisam ser desenhadas para trabalharem com milhares, se não milhões, de dispositivos ao mesmo tempo, com disponibilidade de 99.99%+

A V2COM está reestruturando sua plataforma de IIoT e utiliza esses conceitos para estar preparada para o aumento drástico de dispositivos conectados com menor esforço na manutenção do código e da operação.

Essa sessão cobrirá as decisões de arquitetura, detalhes de implementação e uma demonstração ao vivo de falha e recuperação de serviços que estarão em clusters. Faremos também o mapeamento de como essas experiências e lições são aplicadas a diversas verticais, não somente IoT.

Leonardo Rocha Lima, CTO da V2COM

2:05pm - 2:50pm

Service-Mesh: uma visão aprofundada das tecnologias e razões para adoção

As recentes rodadas de investimento em start-ups de Service-Mesh trouxeram muita atenção a este mercado, contudo ainda restam dúvidas se as empresas de tecnologia "fora do vale do silício" possuem as condições ideais para extrair real valor desta tecnologia.

Esta apresentação visa apresentar um panorama aprofundado de tecnologias de Service Mesh e irá apresentar as opções disponíveis no mercado, bem como suas vantagens e desvantagens e seus principais casos de uso.

Benefícios como ‘mutual-tls’ e gerenciamento avançado de tráfego fazem os olhos de muitos early-adopters brilharem, mas pouco se tem falado sobre a complexidade na adoção destas tecnologias no mundo real. Ao final da palestra espera-se que os participantes estejam melhores capacitados a decidirem se estão prontos para a adoção desta tecnologia, se estão dispostos a entenderem seus trade-offs e em quais cenários Service Mesh deve ser utilizado.

Diógenes Rettori, Diretor Executivo na JPMorgan

3:05pm - 3:50pm

“O backend das wallets”, da tokenização ao checkout

Qual o segredo por trás dos meios de pagamentos digitais mais populares do mundo?

Nesta palestra, será apresentada uma visão detalhada de um ciclo de pagamentos e como ele foi transformado através da popularização e utilização de pagamentos digitais em dispositivos móveis, com ênfase nas técnicas de arquitetura, integrações e escalabilidade e também lições aprendidas que não são encontradas nos guides das Wallets.

Lygia Ferreira Leite Antunes, Engenheira de software líder no PagSeguro

4:05pm - 4:50pm

Como o Novo Chat da OLX ficou 75% mais barato mesmo com 40% de aumento no tráfego

Nessa palestra vamos mostrar como a nova arquitetura do chat da OLX, utilizando Elixir e Ejabberd, resultou em uma grande economia, através da melhor utilização dos nossos recursos, e uma maior estabilidade, possibilitando assim o aumento do volume de mensagens.

Demonstraremos como construímos esta solução de forma incremental, modularizada e extensível, desde a escolha de tecnologias, até os cuidados para não impactar os usuários durante a migração.

Dimitri Lameri, Senior Developer at OLX Brazil
Fernando Matos, Software Engineer at OLX

5:20pm - 6:05pm

Serverless: Fazendo Sentido com um Paradoxo de Cloud

"Serverless" pode ter diversos significados. Mas independente do que qualquer um diga, uma coisa é certa: existem servidores por trás disso. Entender quando, como e por quê adotar tecnologias serverless é o principal objetivo desta palestra. Para isso, observaremos os três pilares: event-driven, micro-billing, self-scaling abstract infrastructure, e complementaremos o entendimento com a distinção da experiência dos desenvolvedores e como isso impacta positivamente a produtividade deles. Por fim, analisaremos alguns padrões arquiteturais que podem ajudar na adoção inicial da tecnologia e também em projetos e sistemas existentes.

Bruno Borges, Principal Product Manager, Java at Microsoft

Tracks 2019