Você está visualizando o site de uma EDIÇÃO PASSADA do QCon.

Track: Arquiteturas que Você Sempre Quis Conhecer

Sala: 3 Pequim

Dia da semana: Terça-feira

Você vive se perguntando como funcionam e o que está por trás de aplicações populares, com milhões de pessoas usuárias e que nunca estão fora do ar?

Venha conhecer o design e a arquitetura desses sistemas, as técnicas utilizadas, e como evitar os erros mais comuns a partir de histórias reais de desenvolvimento e evolução de sistemas de grande complexidade.

Track Host: Camilla Crispim

Principal Technologist na ThoughtWorks

Camilla Crispim atua como Principal Technologist na ThoughtWorks, onde trabalha desde 2013 e tem resolvido problemas variados enquanto Consultora de Desenvolvimento, Líder Técnica e Assistente Técnica da Organização Global de Tecnologia da ThoughtWorks.

Mais recentemente, Camilla está atuando como Diretora Técnica para um cliente brasileiro, focada na formação de times de alta performance, garantindo excelência de software nos produtos desenvolvidos. E é parte integrante do Conselho Consultivo de Tecnologia da ThoughtWorks, contribuindo para a criação do ThoughtWorks Technology Radar.

Camilla tem profundo interesse em práticas e técnicas ágeis, com foco em como essas práticas alavancam o desenvolvimento e a entrega de software como vantagem competitiva para os clientes.

10:50am - 11:35am

Quebrando o monolito! Desacoplando uma aplicação monolítica legada

Desacoplar uma aplicação legada para uma arquitetura de microservices é sempre um desafio. Desacoplar uma aplicação que possui 60 milhões de usuários, 400 mil requisições por minuto sem impactar o uptime é um desafio ainda maior. Venha para esta palestra, conhecer como a OLX reformulou seu mecanismo de autenticação tornando sua plataforma mais elástica e resiliente.

Nessa palestra serão abordados problemas de uma autenticação monolítica, lições aprendidas durante o processo de desacoplamento, estratégia utilizada para manter compatibilidade com as aplicações legadas durante o desacoplamento (ice cream scoop) e os resultados obtidos desta migração.

Rodrigo Orofino, Lead Software Engineer na OLX Brasil

11:50am - 12:35pm

Re-arquitetando o Stack Overflow

Em junho de 2017, começamos a planejar o que seria a mais ambiciosa alteração arquitetural na história do Stack Overflow. Estávamos contemplando as possíveis soluções para um novo produto, chamado Stack Overflow for Teams, que permitiria que usuários criassem instâncias privadas do site para seus times e empresas. Até então tínhamos uma arquitetura enxuta, dando suporte aos 170 sites da rede com estabilidade; agora, estávamos diante de um cenário potencial de dezenas de milhares de novos sites, criados organicamente e sem nosso controle. Estaríamos também lidando com dados confidenciais, e com desafios de segurança inéditos na nossa história e na nossa infraestrutura. Nesta palestra vou explicar a arquitetura do Stack Overflow for Teams, e também a jornada - incluindo erros e acertos - que nos levou até a versão que lançamos em maio de 2018, e que já conta com mais de 20 mil usuários.

Roberta Arcoverde, Principal Software Developer no Stack Overflow

2:05pm - 2:50pm

SEDA + Kafka em streams de larga escala: o case da Via Varejo na Black Friday

A Via Varejo trafegou na última Black Friday (2018) mais de 50 milhões de mensagens (25k mensagens/minuto) – em apenas dois dias.

Venha para esta palestra conhecer como o padrão SEDA (Staged Event-Driven Architecture) e o Apache Kafka foram aplicados de forma a garantir resiliência e um expressivo uptime (>99.9%) em uma stream de dados que processa milhões de mensagens por dia.

Conheça também as lições aprendidas e boas práticas em uma arquitetura de grande porte a exemplo de: DeadLetters, Monitoring, CorrelationID, Logging e técnicas relacionadas a escalabilidade e tolerância à falhas do Apache Kafka.

Marcelo Costa, Consultor em Arquitetura de Soluções na Via Varejo S.A.
Ronaldo Lanhellas, Arquiteto de Software na Via Varejo S.A.

3:05pm - 3:50pm

Como o Nubank Automatiza a Segurança na AWS

O Nubank está liderando tecnologia em serviços financeiros na América Latina, e é atualmente o maior banco digital fora da Ásia. O crescimento acelerado das estruturas do time de engenharia deve ser apoiado por infraestruturas de segurança que não afetem sua rotina, ao mesmo tempo que lidamos com a regulação do setor financeiro.

Nesta palestra, iremos discutir como o Nubank combina cultura de engenharia, filosofia e estrutura de segurança com automação e integração de serviços de segurança na nuvem. Aprenda a alavancar o fluxo de trabalho de desenvolvimento de software do dia-a-dia com segurança extensiva, primando pela experiência das pessoas desenvolvedoras, minimizando a dificuldade operacional de executar uma grande infraestrutura.

Francisco Barciella, Tech Manager no Nubank
Jonas Abreu, CSO no Nubank

4:05pm - 4:50pm

Do metal para a nuvem: Desafios e aprendizados de Infraestrutura Ágil em ambientes complexos

O desafio: sair de um e-commerce off-the-shelf cara e instável, hospedado em snowflake servers em um colocation ao custo aproximado de $200 mil ao mês, para ter o site estável durante a Black Friday e Cyber Monday. Estamos falando de 13 mil requisições por minuto.

O destino: a nuvem, mesmo que numa plataforma de software heterogênea, em transição para uma arquitetura de microserviços, integrações com serviços de terceiros com baixo ou nenhum suporte.

O caminho: infraestrutura-como-código, entrega contínua e agilidade para em pouco mais de um 1 ano, superar expectativas de negócio para vendas na Black Friday e expectativas técnicas de maior estabilidade e menor custo da infraestrutura.

Venha conhecer como roda essa arquitetura, que graças a migração para a nuvem conseguiu suportar cerca de 30 mil requisições por minuto e reduzir em mais de 50% o custo de infra.

Camilla Gomes, DevOps Consultant at ThoughtWorks
Ricardo Cavalcanti, Principal Consultant Developer na ThoughtWorks

5:20pm - 6:05pm

Event Driven Architecture na Creditas

Cada vez mais estamos evoluindo para um cenário onde contextos bem definidos do business são representados por serviços independentes que expressam a realidade por trás do código. Tendo em vista que nossa realidade é assíncrona e que muito do que acontece no mundo é visto por nós como "coisas" (ou eventos) que acontecem em diferentes contextos ao nosso redor, o objetivo de modelar software que expresse a realidade também tange a comunicação entre serviços de diferentes contextos, em forma de eventos.

Nessa talk, veremos como uma arquitetura baseada em eventos pode ser uma opção coerente e viável para a comunicação entre serviços, abordando suas vantagens e desvantagens. Apresentaremos um case de como a Creditas, uma fintech de crédito com garantia, aplicou e validou Event Driven Architecture em seu business e entenderemos qual foram as motivações para esta adoção e as lições aprendidas do uso em produção desta arquitetura.

Camila Campos, Software Engineer na Creditas

Tracks

Segunda-feira, 4 de maio

Terça-feira, 5 de maio

Quarta-feira, 6 de maio

  • Microservices: melhores práticas e padrões

    Frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção

  • Software Supply Chain

    Todas as fases do ciclo de vida de um artefato de software, do primeiro commit até o deployment. Segurança, observabilidade, genealogia e gestão de toda a sua cadeia de suprimentos de software

  • Data Science aplicada

    Tecnologias e as boas práticas da ciência de dados trazendo ganho e diferencial competitivo para grandes empresas.

  • Linguagens Contemporâneas

    Linguagens e plataformas emergentes, com ênfase em linguagens projetadas para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • Levando sua carreira para o próximo nível

    Habilidades e estratégias para destravar sua carreira e potencializar seu desenvolvimento profissional.

  • Solutions Track #3

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.