Track: Ciência da Computação no Mundo Real

Sala: Sala 04

Dia da semana: Terça-feira

A ciência da computação está no dia-a-dia de toda pessoa que trabalha com programação. Os conceitos estudados e aperfeiçoados na academia são fundamentais para muitas bibliotecas, linguagens, bancos de dados, etc. Entretanto, a pesquisa na área por vezes se apresenta de forma obscura, inacessível a profissionais da engenharia de software.

Nesta track, aproximaremos teoria e engenharia. Serão apresentados cases e ideias inovadoras que, usando conceitos avançados em computação, permitem o desenvolvimento de sistemas mais eficientes e confiáveis.

Track Host: Juan Lopes

R&D Software Engineer na Intelie

Juan Lopes é doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ, ex-competidor do ICPC e ex-campeão brasileiro do IEEEXtreme. Trabalha na Intelie desenvolvendo sistemas distribuídos para processamento de eventos complexos aplicados a ambientes de IoT industrial e operações digitais.

CASE STUDY TALK (50 MIN)

11:50am - 12:35pm

A Evolução de Profilers e Tracers no Netflix

O serviço de streaming do Netflix serve mais de 137 milhões de usuários globalmente que, em conjunto, consomem diariamente mais de 140 milhões de horas de conteúdo através de um sistema grande, complexo e em constante mudança. Nesta escala, ganhos de performance são amplificados e mesmo pequenas otimizações aplicadas a centenas de milhares de servidores, geram resultados expressivos. Por outro lado, problemas de performance têm um potencial destrutivo muito grande. Por estes motivos, é imperativo que todos engenheiros consigam facilmente entender a performance de como seu código é executado em todos ambientes.

Nesta palestra, Martin irá abordar algumas metodologias de análise de performance e como utilizá-las para resolver problemas e otimizar a execução da sua aplicação. Martin também irá apresentar uma visão geral sobre profilers e tracers de código, assim como diversas ferramentas atualmente disponíveis no mercado, seus pontos positivos e negativos, e quando devem ser utilizadas. Durante a palestra, Martin também irá demonstrar diversas visualizações para os dados gerados por tais ferramentas, e como as mesmas podem ser utilizadas em conjunto com as metodologias de análise para facilmente identificar problemas de performance e otimizar cada vez mais suas aplicações.

Martin Spier, Sr. Performance Architect at Netflix
CASE STUDY TALK (50 MIN)

3:05pm - 3:50pm

A definir

Álvaro Justen, Fundador do Brasil.IO

Tracks

Segunda-feira, 6 de maio

Terça-feira, 7 de maio

Quarta-feira, 8 de maio