10:50am - 11:35am
Nesta palestra trarei meus aprendizados na direção de engenharia da Resultados Digitais durante a escala de 0 para 100 profissionais e seus múltiplos produtos.
Serão expostas reflexões de problemas, soluções e situações que não deram certo, em aspectos de processos, estrutura, lideranças e cultura.
11:50am - 12:35pm
Na Intercom, focamos em pequenas entregas frequentes, fazendo dezenas de deploys todos os dias, aprendendo com nossos clientes, iterando sobre o feedback recebido e entregando um produto cada vez melhor. Aprenda como aplicamos um processo parecido com Test Driven Development, porém, com foco em produto. Entenda como nosso lema "Don't make a wedding cake when a cupcake delivers real value” funciona na prática.
Entenda como criamos uma cultura de "ownership from day one", onde todas novas engenheiras e engenheiros fazem o primeiro deploy no primeiro dia, e entregam a primeira feature na primeira semana, estabelecendo um dos nossos principais pilares: "shipping is our heartbeat".
Mostrarei nesta apresentação como a Intercom se tornou um unicórnio, com mais de 700 funcionários distribuídos através de 5 diferentes escritórios, com valores, como os mencionados acima, com todos funcionários sendo responsáveis por mantê-los, através de uma forte cultura de feedback e melhoria contínua.
2:05pm - 2:50pm
Existem várias “receitas” para garantir a eficiência de times em situações mais estáveis com diferentes modelos de avaliação de performance e gerenciamento de projetos. De uma forma geral, é mais fácil otimizar um sistema quando as variáveis e equações são bem estabelecidas. Mas como ser eficiente em situações dinâmicas? Que modelos funcionam em mercados e tecnologias que estão passando por um processo de evolução e são suscetíveis a mudanças de paradigma consideráveis?
Nessa palestra vou abordar algumas lições que aprendi ao longo da minha carreira sobre como criar uma cultura de engenharia capaz de se adaptar rapidamente na presença de instabilidade.
3:05pm - 3:50pm
O Modelo de Fluência Ágil foi introduzido pela primeira vez em 2012, por James e Diana Larsen que reconheceram um problema naquela época que ainda persiste hoje - há muitas organizações em que as transformações do Agile falham ou, no mínimo, não fornecem os benefícios esperados quando começaram a jornada ágil.
James e Diana observaram que as equipes ágeis se desenvolvem através de quatro estágios distintos de fluência: foco de valor (Focusing), entrega de valor (Delivering), otimização de valor (Optimizing) e otimização de sistemas (Strengthening), cada uma com seus próprios benefícios, proficiência exigida e principais métricas. Ofereceram isso como uma maneira de pensar e planejar investimentos para criar as condições do Agile que melhor se adequem ao seu esforço de desenvolvimento, necessidade e valor para o cliente.
Nesta apresentação, vamos mostrar como o modelo de Fluência Ágil funciona de uma maneira geral, como e por que ele é preferível a outros modelos disponíveis e as principais lições aprendidas com base em nossa experiência.
4:05pm - 4:50pm
A look into the cultures that help drive Silicon Valley companies — from fast-paced startups to popular tech giants. In this talk, I’ll share personal insights and experiences about cultural practices that you can apply to help improve the effectiveness of your engineering organizations. Using specific examples from Facebook, Stripe, and more, we’ll discuss how to establish cultures that prioritize engineering velocity, incorporate onboarding and rotational programs to improve efficiency, and how you can prepare for the tough days when things don’t go as planned.
5:20pm - 6:05pm
Times de engenharia sem propósito e sem empatia com o consumidor trazem conflito entre setores, baixa produtividade e turn-over alto. Não é fácil mudar esse resultado e é necessário ajustar diversas variáveis para conseguir.
Como fazer engenheiros comprarem o valor a ser entregue ao consumidor final em situações em que não se tem visão completa do planejamento estratégico e em ambientes altamente dinâmicos, sem tratá-los como crianças, é meu foco de estudo e atuação a alguns anos.
Trago nesta palestra algumas coisas valiosas que aprendi criando e gerindo equipes de engenharia em empresas muito focadas em consumidor e com equipes de desenvolvimento multi-disciplinares e de alta performance.