Você está visualizando o site de uma EDIÇÃO PASSADA do QCon.

Track: Front-end Moderno

Sala: 1 Londres

Dia da semana: Segunda-feira

Com a maturidade das arquiteturas e tecnologias front-end, além de dominar as linguagens e novos frameworks, nós precisamos também investir no domínio do ecossistema das nossas aplicações.

Venha para esta track conhecer e se aprofundar neste ecossistema e dentre diversos tópicos modernos, aprenda sobre arquitetura de front-end modernas, design patterns, as tendências de Devops aliadas a ferramentas de performance, novos conceitos de UX, micro-frontends, pipelines de CI/CD, Testes e SRE.

Track Host: Christiano Milfont

Diretor de Produtos Digitais na Via Varejo

Christiano Milfont é Diretor de Produtos Digitais na Via Varejo com 20 anos de experiência em desenvolvimento de software, construção/evolução de produtos e principalmente se especializando na gestão e execução de transformações digitais.

10:50am - 11:35am

Performance Web: como identificar e remover os gargalos da execução da tua aplicação

Como o browser executa nossos códigos? Como funciona nossa página em runtime? Quais são os principais gargalos de performance? Como medir e enxergar tudo isso?

Antigamente, o principal foco das nossas otimizações eram na performance do carregamento na web. Contudo, cada vez mais construímos webapps complexas que também exigem muito do browser em tempo de execução.

Nessa palestra, vamos detalhar como o browser executa as coisas por trás dos panos, sobretudo na execução de JavaScript, com ênfase em performance e identificação de gargalos.

Sergio Lopes, Líder Técnico da Caelum

11:50am - 12:35pm

Um dia na vida de um desenvolvedor web no Spotify

Spotify tem centenas de websites, considerando internos e externos. Por trás disso, há uma grande infraestrutura que permite que esse desenvolvimento todo seja escalável e sustentável.

Nessa apresentação, nós vamos mostrar como é ser um desenvolvedor web no Spotify, abordando forma que a infraestrutura disponível torna mais fácil a vida de desenvolvedores, dando mais confiança ao enviar código, ao mesmo tempo que aumenta a sua produtividade. Além disto, explicaremos como o conceito de desenvolvedor T-shaped é encorajado na empresa.

Henrique Truta, Backend Engineer at Spotify
Yuri Teixeira, Full-stack Engineer at Spotify

2:05pm - 2:50pm

Arquitetura de um time Front-End de alta performance: a experiência da Wirecard

O universo Front-End evolui muito rápido. Criar uma arquitetura escalável e que ainda sim não seja extremamente complexa em uma época onde temos uma infinidade de opções de frameworks e cada vez mais complexidade não é uma tarefa trivial.

Na Wirecard rodamos a mesma arquitetura base há dois anos e a ideia é mostrar como uma equipe enxuta vem atendendo uma empresa de grande porte e como fazemos para gerar valor e organizar nossa arquitetura e equipe, com foco em padronizar processos e manter uma arquitetura com uma curva de aprendizado baixa.

Nesta serão abordados três pontos principais, começando pela organização e estrutura da equipe, uma organização com foco em colaboração e transparência no processo de desenvolvimento e criação. O segundo ponto abordado é a arquitetura de front-end, baseada no framework Vue.js, com GraphQL como BFF(Back-end for Front-end), o uso de atomic design, processos de QA e por fim, serão apresentadas lições aprendidas ao longo dos últimos dois anos em produção.

O principal objetivo desta palestra a é que você entenda os motivadores por trás dessas escolhas e como elas vêm se comportando em uma aplicação madura e em larga escala.

Caio Incau, Front End Chapter Leader at Wirecard

3:05pm - 3:50pm

Media queries: O tamanho não importa

Esta apresentação é uma viagem na evolução das Media Queries, desde o responsive design até a nova especificação: Media Queries level 4, level 5, e Container Queries.

Através de exemplos você aprenderá como criar implementações inclusivas com Media Queries dedicadas a acessibilidade, qual é o suporte dos navegadores e como pensar a web de uma maneira flexível e agnóstica de dispositivos e tamanhos de tela.

Estas novas ferramentas abrirão as portas para novas possibilidades para criar interfaces mais flexíveis e acessíveis.

Andres Galante, Staff Engineer at Auth0

4:05pm - 4:50pm

Micro frontends - Uma abordagem de microservices para o front-end

Já trabalhou em grandes projetos front-end, com diversos times e percebeu que, quanto mais complexa a aplicação fica, mais perde a liberdade para alterações e os times vão ficando sem autonomia nas entregas? Já encarou situações onde percebeu que certa tecnologia poderia resolver problemas específicos, porém não teve flexibilidade para utilizar?

Nesta apresentação irei falar sobre o que são micro frontends e como esta abordagem pode ajudar a lidar com essas e outras situações de maneira eficaz. Falarei também das principais formas de fazer a arquitetura na prática, os trade-offs em cada uma, cenários onde esta arquitetura é uma boa escolha e minha experiência utilizando a arquitetura no dia-a-dia com times autocontidos na Easynvest.

Celso Henrique, Engineering manager at Grupo ZAP

5:20pm - 6:05pm

Desafios de oferecer PWA no grande varejo brasileiro

Construir uma experiência rica nativa e web para consumidores sempre esbarra na baixa adesão de players as especificações e nas dificuldades que as implementações fornecem para funcionalidades como por exemplo: Push Notification, acesso a recursos dos dispositivos ou do SO, além de muitas vezes ser necessário utilizar uma série de APIs proprietárias non-standard.

Venha para esta palestra conhecer em um case real as vantagens e o poder do Progressive Web Apps para prototipar e colocar aplicações em produção em tempo muito superior ao nativo.

Esta talk será baseada na experiência do desenvolvimento e lançamento em um mês de um PWA para refazer a experiência de “Compra no Site e Retira na loja” (Click and Collect) para os canais Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.

Victor Eduardo de Almeida Oliveira, Front-end Engineer na Via Varejo

Tracks

Segunda-feira, 4 de maio

Terça-feira, 5 de maio

Quarta-feira, 6 de maio

  • Microservices: melhores práticas e padrões

    Frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção

  • Software Supply Chain

    Todas as fases do ciclo de vida de um artefato de software, do primeiro commit até o deployment. Segurança, observabilidade, genealogia e gestão de toda a sua cadeia de suprimentos de software

  • Data Science aplicada

    Tecnologias e as boas práticas da ciência de dados trazendo ganho e diferencial competitivo para grandes empresas.

  • Linguagens Contemporâneas

    Linguagens e plataformas emergentes, com ênfase em linguagens projetadas para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • Levando sua carreira para o próximo nível

    Habilidades e estratégias para destravar sua carreira e potencializar seu desenvolvimento profissional.

  • Solutions Track #3

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.