Track: Front-end Moderno

Sala: Sala 04

Dia da semana: Segunda-feira

Com a maturidade das arquiteturas e tecnologias front-end, além de dominar as linguagens e novos frameworks, nós precisamos também investir no domínio do ecossistema das nossas aplicações.

Venha para esta track conhecer e se aprofundar neste ecossistema e dentre diversos tópicos modernos, aprenda sobre arquitetura de front-end modernas, design patterns, as tendências de Devops aliadas a ferramentas de performance, novos conceitos de UX, micro-frontends, pipelines de CI/CD, Testes e SRE.

Track Host: Christiano Milfont

Diretor de Produtos Digitais na Via Varejo

Christiano Milfont é Diretor de Produtos Digitais na Via Varejo com 20 anos de experiência em desenvolvimento de software, construção/evolução de produtos e principalmente se especializando na gestão e execução de transformações digitais.

10:50am - 11:35am

Media queries: O tamanho não importa

Andres Galante, Staff Engineer at Auth0

11:50am - 12:35pm

Performance Web: como identificar e remover os gargalos da execução da tua aplicação

Como o browser executa nossos códigos? Como funciona nossa página em runtime? Quais são os principais gargalos de performance? Como medir e enxergar tudo isso?
Antigamente, o principal foco das nossas otimizações eram na performance do carregamento na web. Contudo, cada vez mais construímos webapps complexas que também exigem muito do browser em tempo de execução.
Nessa palestra, vamos detalhar como o browser executa as coisas por trás dos panos, sobretudo na execução de JavaScript, com ênfase em performance e identificação de gargalos.

Sergio Lopes, Líder Técnico da Caelum

2:05pm - 2:50pm

Arquitetura de um time Front-End de alta performance: a experiência da Wirecard

O universo Front-End evolui muito rápido. Criar uma arquitetura escalável e que ainda sim não seja extremamente complexa em uma época onde temos uma infinidade de opções de frameworks e cada vez mais complexidade não é uma tarefa trivial.
Na Wirecard rodamos a mesma arquitetura base há dois anos e a ideia é mostrar como uma equipe enxuta vem atendendo uma empresa de grande porte e como fazemos para gerar valor e organizar nossa arquitetura e equipe, com foco em padronizar processos e manter uma arquitetura com uma curva de aprendizado baixa.
Nesta serão abordados três pontos principais, começando pela organização e estrutura da equipe, uma organização com foco em colaboração e transparência no processo de desenvolvimento e criação. O segundo ponto abordado é a arquitetura de front-end, baseada no framework Vue.js, com GraphQL como BFF(Back-end for Front-end), o uso de atomic design, processos de QA e por fim, serão apresentadas lições aprendidas ao longo dos últimos dois anos em produção.
O principal objetivo desta palestra a é que você entenda os motivadores por trás dessas escolhas e como elas vêm se comportando em uma aplicação madura e em larga escala.

Caio Incau, Front End Chapter Leader at Wirecard

Tracks

Segunda-feira, 6 de maio

Terça-feira, 7 de maio

Quarta-feira, 8 de maio