Track: Levando Sua Carreira Para o Próximo Nível

Sala: Arena Caelum

Dia da semana: Quarta-feira

Ser profissional do desenvolvimento de software "rockstar" não se trata somente de ser popular ou dar palestras em grandes conferências. O que diferencia essas pessoas é o trabalho que elas fazem em projetos e iniciativas inovadores. Ao trabalhar com outras grandes pessoas em grandes projetos, elas criam um ciclo de feedback positivo que eleva sua carreira à estratosfera. Mas como ter acesso a estes projetos?

Aprenda nesta trilha quais são as habilidades e estratégias que diferenciam profissionais "rockstar" e como levar a sua carreira ao próximo nível.

Track Host: Bruno Souza

Developer na ToolsCloud

Desenvolvedores de Software tem um forte impacto no futuro do mundo, por isso Bruno Souza dedicou sua carreira a ajudar desenvolvedores a atingir seu verdadeiro potencial. O "JavaMan" é desenvolvedor na ToolsCloud e participou de alguns dos maiores projetos Java do Brasil. Presidente do SouJava, Bruno acredita que compartilhar, seja através de comunidades ou de open source, é o caminho para a que desenvolvedores cresçam na carreira, e que assumir a responsabilidade é a marca de liderança dos grandes desenvolvedores.

10:50am - 11:35am

De Engenheiro de Software a Cientista de Dados (e vice-versa)

Depois de passar mais de 10 anos desenvolvendo software em ambientes corporativos e web, me apaixonei por Aprendizado de Máquina em 2014 e desde então tenho trabalhado na interseção entre Ciência de Dados e Engenharia de Software.

Nesta palestra, vou falar sobre as diferenças de habilidades exigidas por estas duas carreiras; sobre como precisamos dos dois perfis para construir aplicações inteligentes no mundo real; e sobre como fazer a transição de um lado para o outro levando o melhor de cada disciplina na bagagem.

Juliano Viana, CTO da Kunumi

11:50am - 12:35pm

Faça algo fantástico: torne-se um open source developer

Durante esta apresentação discutiremos como você pode iniciar uma carreira no mundo do open source, começando do zero até chegar a core commiter de alguns dos maiores projetos do mundo.

Você aprenderá:

    • Como encontrar sua comunidade;
    • Quais ferramentas você precisa saber;
    • Como dar seus primeiros passos;
    • Quais são as diferentes maneiras em que você pode participar;
    • Como transformar seu hobbie no seu futuro trabalho.

    Depois de conhecer os segredos do mundo do open source, sua carreira nunca mais será a mesma!

    Andres Galante, Staff Engineer at Auth0

    2:05pm - 2:50pm

    E se eu não quiser virar gestor? Como continuar desenvolvedor e relevante no mercado

    Você é feliz programando, mas com o passar do anos os seus pares são "promovidos" para a gestão e você continua como desenvolvedor de software. Você ama o que faz, mas as vezes pinta aquela dúvida que a sua carreira está estagnada. Será que eu não deveria também abandonar a carreira técnica e virar um gestor?

    Venha para esta palestra aprender como é possível construir uma carreira técnica duradoura como desenvolvedor, como manter-se cobiçado pelo mercado e essencial a sua empresa e além disto, como ter acesso as vagas mais relevantes nas melhores empresas do planeta.

    Emerson Macedo, Principal Software Engineer na OLX

    3:05pm - 3:50pm

    How to find purpose in work

    What motivates you? According to Dan Pink’s Drive, three important factors in motivation are autonomy, mastery, and purpose. In this talk, I briefly talk these three aspects of motivation. I will then dive into purpose, and how to find purpose in work. For many people, purpose is derived from understanding how their work fits into the larger picture: the company’s priorities or a positive impact on society. For others, it is a personal sense of purpose. In The Big Five for Life, John Strelecky tells a fable of how leaders can inspire purpose in their organizations by encouraging everyone to find what their own personal purpose in life is. I will share examples of the power of purposeful work, and some lessons of what happens in those times when purpose is hard to find.

    Katharina Probst, Senior Engineering Manager at Google

    4:05pm - 4:50pm

    Siga seu Norte: como desviar da sua carreira pode ajudá-la a crescer

    Nessa palestra vou compartilhar a história da minha carreira com o objetivo de ajudá-lo a pensar pra onde você quer levar a sua.

    Uma coisa que sempre me ajudou foi seguir meu coração, mais do que o plano de carreira perfeito. Eu tive uma carreira não muito convencional. Tudo começou como muitas com uma iniciação científica (perl pra analisar DNA) e um estágio (projeto waterfall pra lançar jogos educacionais de física) mas rapidamente saiu dos trilhos. Tranquei a faculdade, fiz mochilão na Europa, trabalhei em consultoria, voltei pra faculdade, fundei uma comunidade, uma cooperativa, uma ONG e uma empresa. Trabalhei no governo, instalando computadores e internet (IT Ops!) ao mesmo tempo que aprendia sobre ensino e gerenciamento. Voltei pro show business, trabalhei com Mandic, Locaweb, Globo.com, Petrobras, Yahoo, Netflix, Wallmart, Philips, Schlumberger, Ford, IBM, GE, GM treinando engenheiros no mundo inteiro em técnicas de engenharia ágil como TDD, refatoração, design evolutivo e continuous deployment. Fui pra California e voltei. Hoje sou Diretor de Engenharia no Nubank, liderando uma das melhores equipes de engenharia ágil do Brasil.

    Venha aprender com meus erros e acertos, e entenda um pouco da filosofia que adotei e que acredito que me ajudou a sempre ter oportunidades interessantes e muitas opções abertas quando me pergunto: "e agora, qual o próximo passo?"

    Alexandre Freire, Diretor de Engenharia na Nubank

    5:20pm - 6:05pm

    Levei a faculdade de computação "daquele jeito". E agora?

    Muitos profissionais hoje enfrentam dilemas que quase que literalmente "tiram o sono" da galera: como resolver um problema difícil? E quando o framework não resolve meu problema? E quando as minhas ferramentas se esgotam para deixar algum código mais eficiente?

    Pois bem, hoje, se você, desenvolvedor, fez a sua faculdade de computação (seja Ciência, Sistemas ou Engenharia) meio que "nas coxas", e não deu tanta importância para algumas matérias "chatas", pode ter certeza: você vai se deparar com problemas que envolvem estas matérias. Quer exemplos? Já pensou sua vida sem Waze? E o que seria do Waze sem Teoria dos Grafos? Quer implementar sistemas web de forma eficiente? E as estruturas de dados? Vai usar o framework XYZW? E se ele não existisse, você seria capaz de criar um framework para você?

    Vamos bater um papo descontraído para entender a importância que muitas vezes conceitos complexos, chatos ou mesmo incompreensíveis em um primeiro momento podem ser fundamentais para você poder dar o próximo passo na sua carreira.

    Francisco Isidro Massetto, Professor na UFABC / Professor Isidro website

    Tracks 2019

    Segunda-feira, 6 de maio

    Terça-feira, 7 de maio

    Quarta-feira, 8 de maio