Track: Linguagens do Século 21

Sala: Sala 04

Dia da semana: Quarta-feira

Esta trilha reserva espaço para as linguagens de programação modernas, abordando desde como elas foram projetadas, quais são os seus objetivos, aplicações e como estas linguagens pavimentam o futuro da computação.

Também serão discutidas as diferentes formas que estas linguagens nos auxílam a lidar com alguns dos aspectos mais complicados da programação, como por exemplo, gerenciamento de memória, concorrência, paralelismo, entre outros.

Venha para esta trilha entender como linguagens contemporâneas estão nos tornando mais produtivos e nossos programas mais seguros e performáticos.

Track Host: Luciano Ramalho

Principal Consultant na ThoughtWorks Brasil

Autor do best-seller Fluent Python (O’Reilly, 2015), consultor principal na ThoughtWorks e co-fundador do Garoa Hacker Clube, o primeiro hackerspace do Brasil.

CASE STUDY TALK (50 MIN)

4:05pm - 4:50pm

Scala ♥ Graal

Scala é a linguagem predominante no Twitter dado suas características que facilitam a implementação de sistemas de alta performance. Nos últimos ano, o time de VM no Twitter tem investido em um novo compilador “just in time“ (JIT) criado pela Oracle chamado Graal. Esse novo compilador melhorou a performance dos sistemas e abriu o caminho para o time de VM implementar otimizações adicionais baseadas nas necessidades específicas da linguagem Scala.

Essa palestra irá apresentar alguns dos desafios de performance da linguagem Scala e como temos otimizado o compilador JIT para obter melhor performance. Esta palestra será uma excelente oportunidade para entender como características de uma linguagem podem afetar a performance de sistemas e como a JVM otimiza o código em tempo de execução.

Não é necessário conhecimento prévio de Scala ou compiladores JIT para atender essa palestra.

Flavio Brasil, Staff Software Engineer at Twitter

Tracks

Segunda-feira, 6 de maio

Terça-feira, 7 de maio

Quarta-feira, 8 de maio