Track: Microservices: Melhores Práticas e Padrões

Sala: Sala 01

Dia da semana: Segunda-feira

Arquiteturas de microservices são um dos assuntos mais presentes no mundo de desenvolvimento de software. Inicialmente restrito a poucas empresas pioneiras, atualmente os microservices vêm se tornando realidade para empresas dos mais variados tamanhos. Esta trilha explorará os diferentes estágios de adoção de microservices e os maiores desafios desta jornada trazendo exemplos reais, de especialistas no assunto.
Serão exploradas práticas e padrões da arquitetura de microservices em exemplos da vida real. As apresentações abordarão os problemas que a arquitetura de microservices resolve e também os desafios introduzidos por este paradigma.  As discussões não serão somente restritas a visão arquitetural, mas também das metodologias e organização de equipes necessárias para uma adoção bem sucedida.

Track Host: Vitor Pellegrino

Engineering Manager na DigitalOcean

Vitor Pellegrino é Engenheiro de Software com alguns anos de experiência em empresas dos mais diversos portes. Baseado em Berlim, atualmente gerencia uma equipe distribuída responsável pelo desenvolvimentos de produtos de redes para a DigitalOcean. Antes disso, foi responsável por times de Core Engineering na SoundCloud em sua jornada por Continuous Delivery e práticas DevOps.

CASE STUDY TALK (50 MIN)

10:50am - 11:35am

A definir

Lucas Cavalcanti, Engenheiro de Software Líder no Nubank
CASE STUDY TALK (50 MIN)

5:20pm - 6:05pm

A definir

Edson Yanaga, Diretor de Experiência do Desenvolvimento na Red Hat

Tracks

  • Arquiteturas que Você Sempre Quis Conhecer

    Segredos arquiteturais de aplicações populares, com milhões de pessoas usuárias e que nunca saem do ar.

  • Machine Learning e Inteligência Artificial

    Algoritmos, técnicas e ferramentas: o que está por trás de sistemas e soluções cada vez mais assertivas.

  • Construindo Culturas de Desenvolvimento Duradouras

    Criando e evoluindo a cultura de empresas: novas formas de organizar times com foco em produtividade. 

  • Java e JVM: Inovações no Ecossistema e Linguagem

    A maturidade, padrões, multiplataforma, retrocompatibilidade e a maior comunidade de desenvolvimento do mundo são algumas das características que tornam o Java a principal plataforma de desenvolvimento. Uma das características mais  interessantes da plataforma a sua aplicação nas mais distintas áreas de negócio, entre elas, o  mercado financeiro, acadêmico, saúde, entretenimento entre muitos outros.A trilha Java Moderno irá explorar a aplicação da plataforma nas novas buzzwords no mundo do desenvolvimento de software como por exemplo reactive, microservices, além das novidades do Java 9, 10 e 11.

  • Solutions Track #2

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.