Track: Solutions Track

Sala: Xangai

Dia da semana: Segunda-feira

A Solutions Track foi criada parar ampliar a transparência do evento. É uma prática usada em grandes QCons internacionais como em São Francisco, Nova Iorque e Londres. Nela, empresas patrocinadoras e parceiras terão espaço para falar de seus produtos e soluções em uma sala dedicada – sempre com enfoque técnico e voltado a casos do mundo real.

Track Host: Leandro Guimarães

General Manager na C4Media Brasil

Com uma experiência de mais de 16 anos no mercado de desenvolvimento de software, Leandro acumulou experiências nos mais diversos cenários de projetos de software – desde soluções para startups até implementações para empresas de grande porte. Multidisciplinar, apaixonou-se pelo desenvolvimento de software ao ter contato com as práticas ágeis. Em Junho de 2016, assumiu a direção da C4Media Brasil, empresa responsável pelo InfoQ Brasil e pelo QCon São Paulo.

10:50am - 11:35am

Elasticsearch na OLX: projeto, operação e manutenção de clusters de alta performance

Nesta apresentação falaremos de como alguns times da OLX estão projetando, operando e mantendo clusters de Elasticsearch. A OLX possui diferentes clusters, cada um com perfil de uso e objetivos diferentes. A ideia desta palestra é transmitir aprendizados, boas práticas, problemas identificados e soluções para cenários de uso do Elasticsearch.

Durante a palestra mostraremos conceitos e estruturas e exemplificaremos cenários de falhas e deterioração de desempenho mais comuns, sempre fazendo um paralelo e apresentando as soluções e alternativas para cada caso. Tudo o que você verá é baseado na nossa experiência no mundo real, atendendo mais de 7 milhões de usuários únicos por dia.

César Lawall, Desenvolvedor na OLX Brasil

11:50am - 12:35pm

Data Culture: Data Science e Machine Learning resolvendo problemas reais

Nos últimos 4 anos a Hotmart passou por uma complexa transformação: partindo do zero, criamos uma forte cultura de dados na empresa. O hábito de medir obsessivamente passou a moldar nossos processos e produtos e mudou completamente a forma como as decisões são tomadas na empresa. Utilizando técnicas de Machine Learning, como modelos de classificação e modelos preditivos, combinados a ferramentas Open Source como o Dremio e Jupyter conseguimos quebrar a barreira existente entre a teoria e a prática, e utilizar o poder dos dados para trazer valor para o nosso negócio diariamente.

O objetivo da palestra é mostrar como tem sido esse caminho e apresentar exemplos de aplicações práticas de Data Science e Machine Learning que têm nos ajudado a atingir melhores resultados.

Gabriel Lages, Gerente de Data Science e Analytics na Hotmart
Pollyanna Gonçalves, Cientista de Dados na Hotmart

2:05pm - 2:50pm

Mantendo desempenho e integridade em uma aplicação Angular real-time

Aplicações de trading são complexas e exigem alto desempenho e integridade de dados: a cada segundo novos valores do mercado de ações recebidos por streaming devem ser processados e atualizados em tempo real em toda a aplicação.

Nesta talk, iremos mostrar como é a arquitetura de nossa aplicação web de trading e como solucionamos diversos desafios para entregar aos nossos clientes um streaming de dados em real-time de diversas bolsas de valores como NASDAQ, TSX, ARCA, etc.

Além de nossos aprendizados, das boas e más experiências, contaremos sobre nossa estratégia e trajetória no processo de migração do framework AngularJS para Angular 7, onde adotamos um processo incremental e contínuo, sem parar nossos ciclos de releases, e também como mantemos a performance de nossa aplicação mesmo com as duas versões rodando lado a lado.

Lucas Mendonça, Senior Front End Engineer at Questrade Financial Group

3:05pm - 3:50pm

Como Kubernetes e Spring Batch processam mais de 12 mil horas de vídeos por mês

Streaming de vídeos já ocupa a maior parte da banda global da Internet. Nos últimos 4 anos a hospedagem de cursos com vídeo na Hotmart vem crescendo cada vez mais exigindo soluções inovadoras para atender a uma demanda cada vez maior. Nessa palestra vamos mostrar uma arquitetura escalável e resiliente de processamento paralelo de vídeos utilizando Kubernetes e Spring Batch e como a Hotmart se preparou para enfrentar uma demanda computacional intensa e de crescimento exponencial, passando de menos de 100 horas de vídeo por mês, no início de 2016, para mais de 12 mil horas em janeiro de 2019.

Euber Bispo e Almeida, Gerente de Distribuição de Conteúdo na Hotmart

4:05pm - 4:50pm

Embarcadero - A Definir

A definir.

5:20pm - 6:05pm

TFG - A Definir

A definir.

Tracks

Segunda-feira, 6 de maio

Terça-feira, 7 de maio

Quarta-feira, 8 de maio