Você está visualizando o site de uma EDIÇÃO PASSADA do QCon.

Track: Solutions Track

Sala: 5 Xangai

Dia da semana: Segunda-feira

A Solutions Track foi criada parar ampliar a transparência do evento. É uma prática usada em grandes QCons internacionais como em São Francisco, Nova Iorque e Londres. Nela, empresas patrocinadoras e parceiras terão espaço para falar de seus produtos e soluções em uma sala dedicada – sempre com enfoque técnico e voltado a casos do mundo real.

Track Host: Leandro Guimarães

General Manager na C4Media Brasil

Com uma experiência de mais de 16 anos no mercado de desenvolvimento de software, Leandro acumulou experiências nos mais diversos cenários de projetos de software – desde soluções para startups até implementações para empresas de grande porte. Multidisciplinar, apaixonou-se pelo desenvolvimento de software ao ter contato com as práticas ágeis. Em Junho de 2016, assumiu a direção da C4Media Brasil, empresa responsável pelo InfoQ Brasil e pelo QCon São Paulo.

10:50am - 11:35am

Data Culture: Data Science e Machine Learning resolvendo problemas reais

Nos últimos 4 anos a Hotmart passou por uma complexa transformação: partindo do zero, criamos uma forte cultura de dados na empresa. O hábito de medir obsessivamente passou a moldar nossos processos e produtos e mudou completamente a forma como as decisões são tomadas na empresa. Utilizando técnicas de Machine Learning, como modelos de classificação e modelos preditivos, combinados a ferramentas Open Source como o Dremio e Jupyter conseguimos quebrar a barreira existente entre a teoria e a prática, e utilizar o poder dos dados para trazer valor para o nosso negócio diariamente.

O objetivo da palestra é mostrar como tem sido esse caminho e apresentar exemplos de aplicações práticas de Data Science e Machine Learning que têm nos ajudado a atingir melhores resultados.

Gabriel Lages, Gerente de Data Science e Analytics na Hotmart
Pollyanna Gonçalves, Cientista de Dados na Hotmart

11:50am - 12:35pm

Building your own ride share app

When was the last time you were truly lost? Thanks to the maps and location technology in our smartphones, a whole generation has now grown up in a world where getting lost is truly a thing of the past.

Location technology goes far beyond maps in the palm of our hand, however. Today it is at the heart of a broad range of applications, from logistics to games, from social networks to ridesharing.

In this talk, we will explore how a ridesharing app works. We will ask questions such as: How do we find out where the passenger is located? How do we discover our destination? How do we find the closest driver? How do we provide a correct ETA to the passenger in heavy traffic? How do we display this information on a map? How do we find the best route to the destination?

To answer these questions, we will be learning about a variety of location APIs, including Maps, Positioning, Geocoding, Routing, Traffic, Places, and much more. At the end you should be able to build your own ridesharing app or any clever app for which location matters.

Richard Sueselbeck, Principal Developer Evangelist at HERE

2:05pm - 2:50pm

De Volta Para o Futuro: Dos 20 anos de legado a uma arquitetura de microsserviços em uma gigante da logística

Ao colocar uma lupa especificamente em softwares comerciais (ERP, CRM, WMS, CMS e qualquer outra combinação de três letras que você tenha se deparado por aí) podemos dizer que a situação é, de alguma forma, perturbadora. Temos uma infinidade de novas tecnologias, linguagens, formas de armazenamento de dados, além da última solução em performance e recursos incríveis, as quais nascem e morrem em um par de anos. A estes softwares idosos de 24 meses de vida damos o nome oficial de “legado”.

Esta apresentação vai mostrar como o uso de tecnologias capazes de sobreviver e adaptar-se às novidades pode resultar na economia de grandes quantidades de recursos financeiros, preservar o conhecimento do negócio e o capital humano. Do monolito com arquivos locais, passando pelo client/server e chegando aos microsserviços, mantendo o investimento, a produtividade e a elegância.

Para isso, contaremos a trajetória de um grande player do setor de logística ao modernizar seus sistemas construídos ao longo de 20 anos, adaptando-se a um cenário em constante transformação, onde software e hardware são atualizados e se tornam obsoletos em um piscar de olhos.

Fernando Rizzato, Evangelista na Embarcadero
Kelver Merlotti, Diretor de Serviços na Embarcadero

3:05pm - 3:50pm

Como o chaos engineering garante a resiliência dos seus serviços

Uma coisa é fato: uma hora, algo dá errado. Seus serviços estão preparados para este momento? Não se trata apenas de prever falhas de todo o tipo, mas como lidar com o imprevisto. Pergunte a si mesmo: meus serviços são de fato resilientes?

Nesta sessão aprenderemos sobre como o chaos engineering fornece as abordagens para deixar o seu sistema pronto para o que der e vier! Iremos explorar alguns princípios dessa abordagem para avaliar ambientes distribuídos a fim de identificar e gerenciar possíveis falhas.

Junte-se a nós para discutir sobre como o caos pode trazer ordem aos seus serviços, com demonstrações em um cluster Kubernetes para exemplificar questões como a construção de hipóteses em torno de uma versão estável, a execução de experimentos em produção, automação de experimentos e a minimização da propagação de falhas .

Elder Moraes, Developer Advocate at Oracle

4:05pm - 4:50pm

Developing a digital product. What it is and how.

Building a great digital product requires designing and developing an experience and a platform together. The presentation will go over the implications and what it takes to build a great digital product in the digital economy and how to leverage the network effect.

We will go over the mindset as well as practical considerations and steps that are required to build a product platform. With several years of experience building public API and digital platforms, this presentation will be based on real use cases and successes from companies I led both in the US and Brazil.

Roberto Mameli, Head of Product Technology at Creditas

5:20pm - 6:05pm

Atualizações rebootless: segurança e alta disponibilidade para aplicações do desenvolvimento à produção

Grandes empresas chegam a perder bilhões de dólares seja por indisponibilidade de serviços, por vazamento de dados ou outras ameaças. Estima-se que nos próximos dois anos a chance das empresas sofrerem com vazamento de dados seja de 1 em 4. Muitas vezes o ponto central dessas questões está ligado à crença de que se não há erro evidente não há o que ser melhorado ou corrigido. Um outro desafio está em como permitir que ambientes sejam rapidamente atualizados sem interferências colaterais nas aplicações que sustentam o negócio.

Nesta palestra serão apresentadas técnicas e ferramentas para manter um ambiente, do desenvolvimento à produção, sempre seguro e com alta disponibilidade, utilizando como inspiração dois casos recentes e de impacto mundial: um deles será utilizado como aprendizado de erros cometidos, e o outro como um exemplo de boas práticas a serem seguidas. Também será demonstrado como atualizações dinâmicas (rebootless) e sem indisponibilidades, de elementos complexo como o kernel a bibliotecas de aplicações, são essenciais para a segurança de suas aplicações.

Alexandre Sousa, Head of Latin America Cloud Native Sales Engineering, Open Source Solutions and Customer Success na Oracle

Tracks 2020

  • Arquiteturas que você sempre quis conhecer

    Segredos arquiteturais de aplicações populares, com milhões de pessoas usuárias e que nunca saem do ar.

  • Engenharia aplicada a Machine Learning

    Conheça as principais técnicas de engenharia  e arquitetura de software de larga escala aplicadas a Machine Learning.

  • Microservices: melhores práticas e padrões

    Frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção

  • Arquiteturas de vanguarda

    Conheça as técnicas e tecnologias modernas que dominarão as arquiteturas em 2020.

  • Atingindo todo o potencial de containers

    Técnicas modernas de DevOps, Containers e Continuous Delivery para explorar o potencial da conteinerização de aplicações.

  • Machine Learning e Inteligência Artificial

    Algoritmos, técnicas e ferramentas: o que está por trás de sistemas e soluções cada vez mais assertivas.

  • Data Science aplicada

    Tecnologias e as boas práticas da ciência de dados trazendo ganho e diferencial competitivo para grandes empresas.

  • Java e JVM em evolução

    Performance, escalabilidade e as mais recentes novidades da principal plataforma de desenvolvimento no Brasil e no mundo.

  • JavaScript: a plataforma da web moderna

    Explore profundamente os frameworks que tornam o JavaScript tão popular e saiba como as linguagens baseadas em JavaScript estão evoluindo o desenvolvimento de front-end (e back-end).

  • Levando sua carreira para o próximo nível

    Habilidades e estratégias para destravar sua carreira e potencializar seu desenvolvimento profissional.

  • Construindo culturas de desenvolvimento duradouras

    Criando e evoluindo a cultura de empresas: novas formas de organizar times com foco em produtividade. 

  • Ciência da Computação no mundo real

    Temas avançados em computação. Técnicas clássicas e modernas direto da academia para o seu código.

  • Linguagens do século 21

    Linguagens e plataformas emergentes, com ênfase em linguagens projetadas para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • AMA (Ask Me Anything)

    Discussões mais profundas com palestrantes do QCon São Paulo.

  • Solutions Track

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.