Track: Solutions Track #2

Sala: Sala 05

Dia da semana: Terça-feira

A Solutions Track foi criada parar ampliar a transparência do evento. É uma prática usada em grandes QCons internacionais como em São Francisco, Nova York e Londres. Nela, empresas patrocinadoras e parceiras terão espaço para falar de seus produtos e soluções em uma sala dedicada – sempre com enfoque técnico e voltado a casos do mundo real.

Track Host: Leandro Guimarães

General Manager na C4Media Brasil

Com uma experiência de mais de 16 anos no mercado de desenvolvimento de software, Leandro acumulou experiências nos mais diversos cenários de projetos de software – desde soluções para startups até implementações para empresas de grande porte. Multidisciplinar, apaixonou-se pelo desenvolvimento de software ao ter contato com as práticas ágeis. Em Junho de 2016, assumiu a direção da C4Media Brasil, empresa responsável pelo InfoQ Brasil e pelo QCon São Paulo.

10:50am - 11:35am

Hotmart - A definir

11:50am - 12:35pm

Cell-Based Approach: uma nova abordagem para os desafios de uma arquitetura de microsserviços

A composição de serviços, a governança, a segurança e observability são questões extremamente críticas para se lidar em arquiteturas baseadas em microsserviços. A cell-based architecture é uma abordagem arquitetural emergente com o propósito de ajudar times de desenvolvimentos a criarem soluções cloud-native mais eficientes, auto-organizadas e com maior agilidade em suas entregas.
Nesta palestra, Roberto apresentará uma arquitetura de referência baseada em células, centrada em APIs para organizar os runtimes em torno da arquitetura de microsserviços e das equipes. Conheça o papel das APIs nesta abordagem, e entenda como aplicativos reais podem ser construídos nessa arquitetura, além de saber sobre métricas e práticas que podem ser usadas para medir a eficácia da arquitetura.

Roberto Yuri Monteiro, Sr Lead Solutions Engineer LATAM at WSO2

2:05pm - 2:50pm

Como o chaos engineering garante a resiliência dos seus serviços

Uma coisa é fato: uma hora, algo dá errado. Seus serviços estão preparados para este momento? Não se trata apenas de prever falhas de todo o tipo, mas como lidar com o imprevisto. Pergunte a si mesmo: meus serviços são de fato resilientes?
Nesta sessão aprenderemos sobre como o chaos engineering fornece as abordagens para deixar o seu sistema pronto para o que der e vier! Iremos explorar alguns princípios dessa abordagem para avaliar ambientes distribuídos a fim de identificar e gerenciar possíveis falhas.
Junte-se a nós para discutir sobre como o caos pode trazer ordem aos seus serviços, com demonstrações em um cluster Kubernetes para exemplificar questões como a construção de hipóteses em torno de uma versão estável, a execução de experimentos em produção, automação de experimentos e a minimização da propagação de falhas .

Elder Moraes, Developer Advocate at Oracle

3:05pm - 3:50pm

Building your own ride share app

When was the last time you were truly lost? Thanks to the maps and location technology in our smartphones, a whole generation has now grown up in a world where getting lost is truly a thing of the past.
Location technology goes far beyond maps in the palm of our hand, however. Today it is at the heart of a broad range of applications, from logistics to games, from social networks to ridesharing.
In this talk, we will explore how a ridesharing app works. We will ask questions such as: How do we find out where the passenger is located? How do we discover our destination? How do we find the closest driver? How do we provide a correct ETA to the passenger in heavy traffic? How do we display this information on a map? How do we find the best route to the destination?
To answer these questions, we will be learning about a variety of location APIs, including Maps, Positioning, Geocoding, Routing, Traffic, Places, and much more. At the end you should be able to build your own ridesharing app or any clever app for which location matters.

Tracks

Segunda-feira, 6 de maio

Terça-feira, 7 de maio

Quarta-feira, 8 de maio