Track: Solutions Track

Sala: Xangai

Dia da semana: Quarta-feira

A Solutions Track foi criada parar ampliar a transparência do evento. É uma prática usada em grandes QCons internacionais como em São Francisco, Nova Iorque e Londres. Nela, empresas patrocinadoras e parceiras terão espaço para falar de seus produtos e soluções em uma sala dedicada – sempre com enfoque técnico e voltado a casos do mundo real.

Track Host: Leandro Guimarães

General Manager na C4Media Brasil

Com uma experiência de mais de 16 anos no mercado de desenvolvimento de software, Leandro acumulou experiências nos mais diversos cenários de projetos de software – desde soluções para startups até implementações para empresas de grande porte. Multidisciplinar, apaixonou-se pelo desenvolvimento de software ao ter contato com as práticas ágeis. Em Junho de 2016, assumiu a direção da C4Media Brasil, empresa responsável pelo InfoQ Brasil e pelo QCon São Paulo.

10:50am - 11:35am

Creditas - A Definir

A definir.

11:50am - 12:35pm

Conectando +60k restaurantes: a saga arquitetural do iFood

A simplicidade de um clique para fazer um pedido de comida no iFood esconde uma complexa arquitetura para garantir que a entrega chegue corretamente na casa de quem pediu. O time Connection é um time de alta criticidade para essa solução: a cada um dos 17 milhões de pedidos mensais gerados no aplicativo, eventos são gerados e enviados para os mais de 60 mil restaurantes que, por sua vez, enviam uma série de outros eventos que precisam ser orquestrados e processados corretamente, comunicando-se com outros microsserviços dentro do iFood.

Nessa palestra serão apresentadas algumas das decisões acertadas e também as decisões equivocadas que tomamos ao longo do período de menos de um ano, construindo uma arquitetura de orquestração de eventos capaz de escalar de 6 milhões de pedidos mensais para os 17 milhões. Saiba como a quebra do nosso monolito em diferentes microsserviços, juntamente com a utilização de Ignite, um cache em memória SQL distribuído, e Redis, um single-threaded key-value cache, foram fundamentais nessa operação. E entenda também os porquês da utilização de Kinesis para receber eventos em tempo real não funcionou bem em nosso cenário. Para finalizar, vamos compartilhar como usamos IoT e repensamos os restaurantes para conseguir entregar 98% de todos os eventos em menos de 45 segundos.

Bruno Panuto, Desenvolvedor Backend Sênior no iFood

2:05pm - 2:50pm

IBM - A Definir

A definir.

3:05pm - 3:50pm

TQI - A Definir

A definir.

4:05pm - 4:50pm

Mercado Livre - A Definir

A definir.

5:20pm - 6:05pm

Continuous Deployment flexível com Assembly Lines for DevOps - A pipeline de pipelines

As pipelines de CI/CD vêm evoluindo com o tempo, de forma parecida com a indústria dos automóveis. Seguindo esta tendência, conheça a próxima possível onda desta evolução: Assembly Lines for DevOps - as pipelines de pipelines. Nesta palestra, mostraremos na prática como cada equipe pode ter uma pipeline para as atividades da sua área, e como estas pipelines podem se integrar e compartilhar informações, formando uma Assembly Line flexível e capaz de atingir o Continuous Deployment do seu projeto.

Eric Guimarães de Sousa Silva, Analista de Infraestrutura Sênior na Indra | Minsait

Tracks

Segunda-feira, 6 de maio

Terça-feira, 7 de maio

Quarta-feira, 8 de maio