Você está visualizando o site de uma EDIÇÃO PASSADA do QCon.

Track: Solutions Track

Sala: 5 Xangai

Dia da semana: Quarta-feira

A Solutions Track foi criada parar ampliar a transparência do evento. É uma prática usada em grandes QCons internacionais como em São Francisco, Nova Iorque e Londres. Nela, empresas patrocinadoras e parceiras terão espaço para falar de seus produtos e soluções em uma sala dedicada – sempre com enfoque técnico e voltado a casos do mundo real.

Track Host: Leandro Guimarães

General Manager na C4Media Brasil

Com uma experiência de mais de 19 anos no mercado de desenvolvimento de software, Leandro acumulou experiências nos mais diversos cenários de projetos de software – desde soluções para startups até implementações para empresas de grande porte. Multidisciplinar, apaixonou-se pelo desenvolvimento de software ao ter contato com as práticas ágeis. Em Junho de 2016, assumiu a direção da C4Media Brasil, empresa responsável pelo InfoQ Brasil e pelo QCon São Paulo.

11:50am - 12:35pm

Eficácia e Eficiência: a chave para o sucesso de times em negócios exponenciais

Apesar de palavras similares, eficácia e eficiência possuem definições diferentes e são habilidades indispensáveis quando precisamos construir, desenvolver e escalar times para suportar produtos exponenciais. Neste contexto é importante alinharmos o entendimento sobre os termos, sendo eficiência o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.

Ao longo dos últimos 10 anos temos trabalhado com diversos clientes no desenvolvimento de um modelo de time distribuído/remoto, focando, dentre outros, em princípios como autonomia, ownership, melhoria contínua, respeito e foco, obtendo como resultado um crescimento significativo do valor agregado.

Mas qual a fórmula para atingir o sucesso destes times? Vamos compartilhar como temos atuado no equilíbrio entre eficiência e eficácia na evolução de times distribuídos, gerando em toda a cadeia a necessidade de "fazer o certo" e não somente "fazer certo".

Cristiano Oliveira, Gerente de TI na TQI
Bruno Gambier, Head of Engineering, Digital Payments at PagSeguro UOL

2:05pm - 2:50pm

Conectando +60k restaurantes: a saga arquitetural do iFood

A simplicidade de um clique para fazer um pedido de comida no iFood esconde uma complexa arquitetura para garantir que a entrega chegue corretamente na casa de quem pediu. O time Connection é um time de alta criticidade para essa solução: a cada um dos 17 milhões de pedidos mensais gerados no aplicativo, eventos são gerados e enviados para os mais de 60 mil restaurantes que, por sua vez, enviam uma série de outros eventos que precisam ser orquestrados e processados corretamente, comunicando-se com outros microsserviços dentro do iFood.

Nessa palestra serão apresentadas algumas das decisões acertadas e também as decisões equivocadas que tomamos ao longo do período de menos de um ano, construindo uma arquitetura de orquestração de eventos capaz de escalar de 6 milhões de pedidos mensais para os 17 milhões. Saiba como a quebra do nosso monolito em diferentes microsserviços, juntamente com a utilização de Ignite, um cache em memória SQL distribuído, e Redis, um single-threaded key-value cache, foram fundamentais nessa operação. E entenda também os porquês da utilização de Kinesis para receber eventos em tempo real não funcionou bem em nosso cenário. Para finalizar, vamos compartilhar como usamos IoT e repensamos os restaurantes para conseguir entregar 98% de todos os eventos em menos de 45 segundos.

Bruno Panuto, Desenvolvedor Backend Sênior no iFood

3:05pm - 3:50pm

Como criar uma arquitetura altamente escalável para envio de push

Conheça a arquitetura serverless e orientada a eventos adotada pela Hotmart, focada em resiliência e alta escalabilidade. Com base em ferramentas da AWS como Kinesis, Lambda e DynamoDB, veja como construir uma arquitetura capaz de suportar grandes cargas de trabalho com baixa latência e custo previsível.

O case da palestra será o serviço de push da Hotmart, utilizado pelos seus aplicativos mobile. Ele é responsável por manter as configurações de devices dos usuários, número de notificações não lidas (badge), internacionalização e histórico das mensagens. Um dos principais desafios são velocidade de entrega do push e a integridade do número de notificações não lidas.

Entenda como e porque utilizamos Kinesis, Lambda, DynamoDB e Elasticsearch para criar um sistema flexível para uso em diversos cenários. Vamos abordar também ferramentas open-source e serviços gerenciados de outros fornecedores para implementação desta arquitetura.

Diego Ribeiro Drumond, Especialista em Desenvolvimento de Software na Hotmart

4:05pm - 4:50pm

Construindo aplicações escaláveis no Mercado Livre com SOLID & Clean Architecture

Como manter a qualidade dos microsserviços quando o negócio engrena e os times escalam? Nesta talk mostraremos como aplicar o Clear Architecture e SOLID principles com TDD na prática e como estas técnicas ajudam nossos times a produzirem mais e por mais tempo.

Francisco Almeida, Analista Desenvolvedor Senior no Mercado Livre
Gabriel Campioto, Analista Desenvolvedor Pleno no Mercado Livre

5:20pm - 6:05pm

Continuous Deployment flexível com Assembly Lines for DevOps - A pipeline de pipelines

As pipelines de CI/CD vêm evoluindo com o tempo, de forma parecida com a indústria dos automóveis. Seguindo esta tendência, conheça a próxima possível onda desta evolução: Assembly Lines for DevOps - as pipelines de pipelines. Nesta palestra, mostraremos na prática como cada equipe pode ter uma pipeline para as atividades da sua área, e como estas pipelines podem se integrar e compartilhar informações, formando uma Assembly Line flexível e capaz de atingir o Continuous Deployment do seu projeto.

Eric Guimarães de Sousa Silva, Analista de Infraestrutura Sênior na Indra | Minsait

Tracks

Segunda-feira, 4 de maio

Terça-feira, 5 de maio

Quarta-feira, 6 de maio

  • Microservices: melhores práticas e padrões

    Frameworks modernos e os desafios de implantação, gestão e pós-produção

  • Software Supply Chain

    Todas as fases do ciclo de vida de um artefato de software, do primeiro commit até o deployment. Segurança, observabilidade, genealogia e gestão de toda a sua cadeia de suprimentos de software

  • Data Science aplicada

    Tecnologias e as boas práticas da ciência de dados trazendo ganho e diferencial competitivo para grandes empresas.

  • Linguagens Contemporâneas

    Linguagens e plataformas emergentes, com ênfase em linguagens projetadas para alta concorrência e sistemas distribuídos.

  • Levando sua carreira para o próximo nível

    Habilidades e estratégias para destravar sua carreira e potencializar seu desenvolvimento profissional.

  • Solutions Track #3

    Conheça soluções, ferramentas e técnicas de empresas parceiras do QCon São Paulo.