Palestra: Alta disponibilidade com Java Serverless multi-cloud

Track: Java e JVM em evolução

Sala: Sala 2

Horário: 3:05pm - 3:50pm

Dia da semana: Segunda-feira

Nível: Intermediário

Persona: Arquiteto(a), Desenvolvedor(a) Programador(a), Desenvolvedor(a) Sênior, DevOps, Líder Técnico(a)

Apresentação em Português

Share this on:

Pontos Principais

  • Benefícios em desenvolver uma solução Serverless multi-cloud
  • Como resolver os principais problemas de uma solução Serverless, como tempo de inicialização (bootstrap), debugging, monitoramento, tracing, dentre outros. 
  • Desenvolver uma solução Java Serverless com Spring Cloud Function
  • Automatizar o desenvolvimento e o deployment Serverless com Serverless Framework

Resumo

O desenvolvimento de aplicações no ambiente de nuvem já tornou-se mainstream, e a implementação Serverless vem ganhando cada vez mais popularidade e tem sido cada vez mais utilizada por organizações ao redor do mundo para criar aplicações altamente disponíveis e com alta escalabilidade. Mas, muitos são os desafios enfrentados e as melhores práticas recomendadas a fim de extrair todos benefícios (escalabilidade, elasticidade, produtividade, adaptabilidade, resiliência) que este ambiente pode oferecer.

Nesta palestra serão apresentadas boas práticas de como implementar uma solução Java Serverless multi-cloud, bem como cases de implementação desta solução em produção, utilizando diferentes ambientes de nuvem, tais como AWS Lambda, Azure Functions por meio de recursos como o Spring Cloud Function e Serverless Framework.

Palestrante: Rodrigo Cândido da Silva

Chief Software Architect

Consultor independente, Oracle Groundbreaker Ambassador e JUG Leader do GUJavaSC, grupo de usuários Java de Santa Catarina. Com mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento de software, vem trabalhando atualmente nas áreas de consultoria, desenvolvimento, treinamento e design de arquiteturas de software. Contribuidor ativo de projetos open source e participante frequente em conferências de software pelo Brasil e pelo mundo.

Find Rodrigo Cândido da Silva at

Tracks 2019