Palestra: Arquiteturas Pragmáticas para Data Science: como evitar o hype e encontrar o que funciona para o seu negócio

Track: Engenharia aplicada a Machine Learning

Sala: Sala 4

Horário: 5:20pm - 6:05pm

Dia da semana: Segunda-feira

Apresentação em Português

Share this on:

Pontos Principais

  • Como criar uma arquitetura de dados de baixa manutenção usando uma abordagem pragmática através de serviços serverless, e fugindo da hype.
  • Como construir uma infra-estrutura de orquestração de ETL / pipelines de dados que é agnóstica a linguagens e frameworks
  • Técnicas para facilitar o deploy dos scripts de ingestão e transformação de dados
  • Como permitir que os Data Analysts trabalhem nos problemas de negócio, fazendo o deploy sem a necessidade dos Engenheiros de Dados

Resumo

Nos últimos anos, ao criarmos uma nova arquitetura de Big Data com um Data Lake e com processos escaláveis para aplicações de Machine Learning e BI, entendemos que as ferramentas mais mencionadas no mercado, e também as sugeridas pelos provedores de Cloud, ainda não estavam preparadas para serem conectadas sem a necessidade da contratação de dezenas de Engenheiros de Dados altamente especializados no assunto.

Nessa palestra, vamos mostrar os aprendizados e escolhas feitas pela AMARO, uma marca de moda nativa digital que cresceu de 150 para 450 funcionários nos últimos 3 anos, ao construir uma arquitetura pragmática e escalável, que pode ser aplicada na maioria dos casos de uso, sendo de baixa manutenção e agnóstica, onde os Data Engineers podem focar em construir novos módulos, ao invés de dar manutenção ao que já existem.

Essa palestra vai fazer também um detalhamento técnico de como a infra-estrutura serverless de orquestração foi desenhada e construída para evitar manutenção, simplificar o deploy, e ser agnóstica e modular permitindo o uso de novas linguagens e frameworks que podem ser necessários no futuro.

Palestrante: Murilo Tavolaro De Nigris

Head of Data & Analytics at AMARO

Murilo Nigris é apaixonado por gerenciar equipes de Data & Analytics, com o escopo de organizar dados e agregar valor comercial a partir deles. Nos últimos anos, ele estruturou uma equipe global de BI na ClickBus, respondendo a quatro países. Passou também pela área de pricing da BRF, uma das maiores empresas globais de alimentos, e teve experiência em desenvolvimento de software, CRM e serviços bancários. Hoje, atuando como Head de Data & Analytics na AMARO, gerencia a equipe de Data & Analytics que é responsável pelo desenvolvimento de toda a infraestrutura de dados, bem como a execução de projetos de análise de dados e ciência de dados para todas as áreas de negócio.

Find Murilo Tavolaro De Nigris at

Tracks 2019