Palestra: Elixir - Orquestrando e dominando as memórias da sua aplicação

Track: Linguagens Contemporâneas

Sala: Sala 1

Horário: 2:05pm - 2:50pm

Dia da semana: Quarta-feira

Nível: Intermediário

Persona: Arquiteto(a), Desenvolvedor(a) Programador(a), Desenvolvedor(a) Sênior, DevOps, Líder Técnico(a)

Apresentação em Português

Share this on:

Pontos Principais

  • O Desafio: Múltiplas APIs em um endpoint;
  • Elixir como solução - A  arquitetura de processos, desmistificada.
  • Persistência - A decisão para o futuro, o que surgiu e aprendemos com isso.

Resumo

As aplicações em Elixir seguem uma arquitetura multiprocessada e isso nos traz a vantagem de termos multitasks assíncronas e isoladas. Devido à essa característica de memória isolada, o desafio com Elixir é o de compartilhar informações (memória, inclusive) entre processos de maneira prática e escalável.

Nesta palestra mostrarei, como superar esse ponto desafiador do Elixir e continuar com as demais maravilhas que essa linguagem nos proporciona. Mostrarei isso através de um case onde um serviço Backend-For-Frontend (BFF) que interage com diversos microserviços necessita de uma estratégia de caching. Trazendo exemplos práticos, com três super ferramentas que a linguagem dispõe para compartilhar dados entre processos, suas diferenças e o mais importante, quando se deve utilizar cada uma delas.

Palestrante: Hussani Oliveira

Engineering Manager at Cabify

Hussani Oliveira tem uma extensa carreira, desde 2010 trabalhando com agências e diversos produtos digitais. Atualmente é Engineering Manager na Cabify, uma das mais famosas redes de meio de transportes modernos. Sendo um entusiasta de compartilhamento de conhecimento, Hussani além de ser um Elixir developer, é co-organizador das comunidades Golang SP e PHPSP. Em seu tempo livre gosta de jogar vídeo-game, cozinhar e assistir séries e animes.

Find Hussani Oliveira at

Tracks