Palestra: Programando robôs de graça em um simulador de código aberto

Track: Ciência da Computação no mundo real

Sala: Sala 1

Horário: 4:05pm - 4:50pm

Dia da semana: Terça-feira

Nível: Iniciante

Persona: Desenvolvedor(a) Programador(a), Desenvolvedor(a) Sênior

Apresentação em Português

Share this on:

Pontos Principais

  • Roboticistas na indústria e no meio acadêmico estão utilizando ferramentas grátis de código aberto para desenvolver e distribuir sistemas robóticos.
  • Ignition é a nova geração do Gazebo, um dos simuladores mais populares na robótica, e suporta técnicas modernas de renderização, abstração de física e simulação na nuvem.
  • É fácil integrar o simulador Ignition ao framework de robótica mais popular do mundo, o Robot Operating System (ROS).

Resumo

A robótica pode parecer algo inacessível devido ao elevado custo do hardware. Porém, a boa notícia é que é possível programar vários tipos de robôs, como drones, robôs industriais, humanóides, e até carros autônomos, tudo isso dentro de um computador pessoal. Um dos simuladores de robôs mais populares entre os roboticistas, o Gazebo, é um projeto de código aberto e gratuito. Nos últimos anos, o time de simulação da Open Robotics vem desenvolvendo a nova geração do Gazebo, chamada Ignition. O novo simulador adiciona suporte a novos casos de uso, com técnicas modernas de renderização, abstração de física e simulação na nuvem. Nessa palestra, Louise apresentará o projeto Ignition, seus novos recursos, e como é possível integrá-lo ao ROS, o Robot Operating System.

Palestrante: Louise Poubel

Ignition Technical Lead at Open Robotics

Louise Poubel é a líder técnica do simulador Ignition na Open Robotics, tendo vários anos de experiência desenvolvendo e mantendo projetos de código aberto para robótica como o simulador Gazebo e o Robot Operating System (ROS). Louise é brasileira, graduada no Japão, fez mestrado na Europa, e hoje trabalha nos Estados Unidos. É uma entusiasta de código aberto e experiência do usuário.

Find Louise Poubel at

Tracks 2019