Track: Construindo culturas de desenvolvimento duradouras

Sala: Sala 4

Dia da semana: Terça-feira

Cultura pode ser definida como o conjunto de comportamentos, atitudes valores e práticas das pessoas que formam uma organização. Como parte dessas organizações, queremos sempre direcionar esforços para produzir mais e melhor, mas essa tarefa não é fácil quando vivemos em um mundo tão complexo e incerto.

As regras – escritas ou não – mudam constantemente, assim como a tecnologia. Portanto como nos adaptamos para criar e manter ambientes propícios para a inovação e a produtividade?

Nessa track vamos conversar sobre como manter e evoluir culturas saudáveis, que geram e reforçam ambientes seguros onde a inovação e a produtividade sejam realmente vivenciadas por todas as pessoas que fazem parte dessas organizações.

Track Host: Samantha Rosa

Global L&D Specialist & Organizational Designer na ThoughtWorks

Samantha Rosa trabalha com tecnologia há 10 anos. Formada em Design Gráfico (UniRitter, 2009), com especialização em Design Digital (ESPM, 2014) e Educação (PUCRS, em andamento), começou trabalhando em projetos de produto e consultoria de tecnologia. Se direcionou para o design organizacional nos últimos 4 anos, e tem como foco o uso de metodologias e melhores práticas de design centrado nas pessoas, e o reforço da prioridade da diversidade e justiça social dentro das organizações. Hoje faz parte do Learning & Development Center of Excellence, um grupo com a missão de definir a experiência holística de aprendizagem na ThoughtWorks global.

10:50am - 11:35am

A technologist’s take on building better products

The software has the power to influence people’s lives and drive real change. What happens most of the time is that we, as engineers, end up investing our time and energy only on the technical perspective, focusing on software quality and technology choices. This is not wrong, but it can lead us to have a very limited view of the impact our products and work has on our end users, our business and the society as a whole.

In order to build better products, we could try to have both. In this talk, we explore the steps we can take to build a deeper understanding of our products and how to amplify their impact. From truly understanding the product vision and long term strategy to measuring its impact over time using dashboards. Lastly we touch on ethics, encouraging us to ask ourselves difficult questions like “who could get hurt by this?”, “Who does this disadvantage?”.

Maria Gomez, Engineering Director at BCG Digital Ventures

11:50am - 12:35pm

A Definir

Camila Achutti, Empreendedora e programadora na MasterTech / Blog Mulheres na Computação

4:05pm - 4:50pm

Promovendo segurança emocional: Liderança Técnica também é sobre pessoas

Segurança emocional tem impacto direto na performance de times de desenvolvimento de software. Isso é facilmente esquecido e a liderança técnica pode ser, inclusive, mais um fator de pressão sobre as pessoas. Esse papel na verdade é fundamental para habilitar que um grupo de pessoas deslanche e se torne um time. Camilla e Ricardo ao longo de suas jornadas têm atuado como lideranças técnicas: acertaram, erraram e vão compartilhar suas experiências – incluindo quais práticas de engenharia de software influenciam nesse processo.

Camilla Crispim, Principal Technologist na ThoughtWorks
Ricardo Cavalcanti, Principal Consultant Developer na ThoughtWorks

5:20pm - 6:05pm

Como um cultura de confiança ajuda o Nubank manter decisões na ponta

Dentro do Nubank, estruturas são criadas e remodeladas para se adaptar ao período de hiper-crescimento de clientes e funcionários, manter as decisões nas pontas e evitar centralizações (e gargalos). É preciso embutir um alto grau de confiança na cultura. Nesta palestra iremos conversar sobre algumas de nossas práticas para desenvolvimento de times e pessoas e como um ambiente de confiança abre possibilidades de aprendizado rápido.

Vini Andrade, Tech Manager - Mobile Horizontals no Nubank

Tracks 2019