Track: JavaScript: a plataforma da web moderna

Sala: Sala 1

Dia da semana: Segunda-feira

Conheça as tendências e ecossistema da web moderna.

Track Host: Oliver Hager

Apaixonado Artesão de Software da Dextra

Trabalho como artesão de software na Dextra / Mutant há mais de seis anos. Os computadores me fascinam desde os anos 90. Trabalhei por alguns anos no Centro Aeroespacial Alemão e recebi meu Master of Science em 2008. Já "brinquei" com quase tudo: desde o desenvolvimento de jogos, computação gráfica, sistemas embarcados, protocolos de comunicação até o desenvolvimento web. Atualmente, estou trabalhando intensamente com tecnologias da web descentralizada e distribuída e sou membro ativo do grupo principal de desenvolvedores do Burstcoin há mais de um ano.

10:50am - 11:35am

Destruindo um monolito com estilo

É muito comum quando falamos de front-end, encontrar aplicações monolíticas que devido a diversos fatores (como tecnologias defasadas, tamanho do codebase, necessidade de escalar times, entre outros) temos que migrar, quebrar ou trocar a stack que estamos utilizando. Como fazer isso de maneira gradual entregando valor, sem abrir mão do que já existe no processo?

Nesta talk vamos falar sobre abordagens onde é possível realizar estas mudanças de maneira saudável e eficiente, sobre nossos aprendizados no processo e maneiras para garantir que o que será construído mantenha sua flexibilidade.

Celso Henrique, Engineering manager at Grupo ZAP
Priscila Negreiros, Frontend engineer at Grupo ZAP

11:50am - 12:35pm

Segurança em Aplicações Enterprise JavaScript

Segurança em uma aplicação web/front-end é muito mais que autenticação e autorização. Dependendo do dados que são trafegadas entre o front-end e back-end, algumas medidas extras são necessárias. Nessa talk iremos conferir alguns conceitos básicos de segurança, alguns erros comuns e como acertar esses erros. Serão abordados também as vulnerabilidades que estão no topo da lista OWASP, e como fazer a prevenção dos mesmos em uma aplicação Angular. Além disso, também iremos conferir os mecanismos de prevenção que já estão embutidos na API do Angular. Apesar de usarmos o Angular como exemplo, os conceitos e soluções podem ser aplicados em qualquer framework ou biblioteca JavaScript.

Loiane Groner, Software Engineer at Citibank

2:05pm - 2:50pm

10 segredos para melhorar a performance do JavaScript

Javascript é a linguagem de programação mais popular do mundo. Milhares de desenvolvedores estão criando novas APIs, aplicações desktop, frameworks web e etc, usando aplicações baseadas em Javascript. Contudo, seja pela velocidade exigida para entregar aplicações, o time-to-marketing ou apenas pelo fato da simplicidade da linguagem na maioria dos casos, negligenciam alguns conceitos importantes de software como performance, tráfego de rede, memória, uso de CPU, segurança e mantenabilidade.

Venha para esta palestra conhecer a partir de casos reais, ferramentas para melhorar a performance de suas aplicações JavaScript/Node.js de forma a proporcionar uma melhor experiência para seu usuários.

Erick Wendel, Software Consultant and Trainer at EW.IT

3:05pm - 3:50pm

"Svelte" em: todos a bordo da nova era de aplicações web.

A web se renova constantemente. Enquanto desenvolvedores nós nos desafiamos diariamente a sermos cada vez mais criativos, eficientes e - de modo geral - melhores no que fazemos. Isto é, ao mesmo tempo que o número (e a exigência) de usuários das nossas aplicações só cresce.

Para acompanhar tanta demanda, precisamos ser capazes de focar em solucionar os problemas de nossos usuários da maneira mais simples possível, deixando o máximo do trabalho duro para o computador. Portanto, falarei um pouco sobre o desenvolvimento de aplicações web na última década, onde chegamos e para onde estamos indo: a era dos compiladores com Svelte e a web embarcada.

Christian Kaisermann, Front-End Engineer at VTEX

Tracks